Pequenas pesquisas, grandes descobertas

    Publicado por:  Karin Cristina Coradin

A turma do Pré Único vem pesquisando e descobrindo coisas que tem muita gente que não sabe. Duvida? Então me diga: Quanto pesa uma formiga? As crianças já sabem!

As crianças são observadoras e questionadoras. Um dia, apareceu um bichinho caminhando no tapete da sala. Um olhou e disse "é formiga". Outro arriscou "é uma aranha". Todos que vieram ver o bicho davam suas ideias, mas ninguém quis machucá-lo. 

Em outro dia, aproveitando o sol, as crianças fizeram um passeio no entorno. "Vamos dar a volta pelo outro lado hoje", sugeriu a professora. E foi ótimo, pois as crianças foram descobrindo coisas novas no caminho novo. Encontraram formigueiros. A partir daí, as professoras se mobilizaram trazendo diversas imagens de formigas para apreciação.

Uma professora trouxe uma formiga de verdade para a sala e a pôs sobre a mesa. Com o uso de lupas, a investigação sobre o corpo da formiga logo começou. Reconhecendo o formato do corpo do bichinho, fizeram modelagem em argila. Assistindo pequenos vídeos, aprenderam juntos sobre como elas montam o formigueiro. Em casa, com suas famílias, pesquisaram o peso de uma formiga. No CMEI, as crianças também foram pesadas e fizeram comparações.

Observando os bichos pela lupa, as crianças perceberam que tudo pode se transformar em uma grande descoberta. No parque, exploram as árvores e a grama à procura de formigas, joaninhas e borboletas, incentivando também crianças e professoras de outras turmas. 

E é assim, em parceria, que crianças e adultos observam, indagam, pesquisam e compartilham suas desobertas diariamente no CMEI. 

Autor: Irmã Dulce, CMEI | Fonte: Karin Cristina
00241960.jpg
Pequenas pesquisas, grandes descobertas
1/15