Pensando fora da Caixa

    Publicado por:  Rosi Mari Ribeiro Guimarães

 

As propostas do Maternal IB está sempre visando a autonomia, criação, imaginação e desenvolvimento social visto a faixa etária em que as crianças se encontram, proporcionando práticas que possibilitem as criações com brinquedos não estruturados. Dentro desta perspectiva estão as caixas de papelão, tecidos e materiais de largo alcance, ou seja, materiais que podem se transformar em qualquer coisa que a criança possa imaginar. Podemos observar através das imagens como as crianças transformam os objetos com facilidade adaptando-os conforme a necessidade para cada brincadeira.
Uma caixa para um adulto que não imagina, muitas vezes não passa de uma caixa vazia. Mas quando oferecemos uma caixa para crianças que estão desenvolvendo diariamente sua imaginação, é como se lá dentro houvesse cem! isso mesmo 100 brinquedos e aventuras que podem ser encontradas, exploradas e principalmente transformadas. Cada um que olha imagina algo, através de sua vivência, cotidiano, ali cabem as emoções, as necessidades, as frustrações e em grande parte as alegrias. Ora essa caixa é para um o berço acolhedor e seguro em que é posto todas as noites para dormir, ora para outro aquela caixa é um avião que ele vê no céu e tem curiosidade de embarcar, ora para outro é um banco no qual se senta para beber uma água em um dia ensolarado, ora para outro é o carro da família que vai a lugares que ele ama visitar ou então aquele barco que ele ainda não teve a oportunidade de velejar. Mas tudo vira história, tudo está na memória, a curiosidade ao imaginar e fazer relações, criar hipóteses, solucionar “defeitos” na invenção que ele acaba de criar. Enquanto isso formando pares para brincar, fomentando a ideia do outro e sendo combustível para imaginar.
Ah se todo mundo soubesse a importância se sonhar e imaginar... Como diria o grandioso Vygotsky (1998), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e/ou adultos.

Autor: Professoras Bruna, Fabiane e Roseli | Fonte: CMEI São José Operário
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