Pela paz: comitê faz primeira reunião na Secretaria Municipal da Educação

    Publicado por:  Maria Duarte

O Comitê Permanente para a Cultura da Paz e Segurança nas Escolas, instituído no mês passado pela Secretaria Municipal da Educação, teve sua primeira reunião nesta sexta-feira, dia 12/5.

O comitê integra as reuniões da Comissão da Educação em Direitos Humanos. Neste primeiro encontro, que reuniu departamentos e os dez núcleos regionais da SME, a pauta foi uma formação em Direitos Humanos.

O comitê é formado por diversas áreas da administração pública e representantes das famílias e foi criado em abril como parte do pacote de ações da Prefeitura de Curitiba para reforçar a segurança nas unidades educacionais. O anúncio foi feito dia 20 de abril, pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O pacote de segurança incluiu cota extra de R$ 2 mil do programa Fundo Rotativo para adquirir ou fazer manutenção de itens de segurança, como interfones com câmeras (vídeo porteiro), sensores e fechaduras eletrônicas.

Além disso, houve reforço no policiamento ostensivo e preventivo junto às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a atualização dos protocolos de segurança, a ampliação da Muralha Digital, com mais câmeras e aquisição de mais botões pânico e colares nas escolas e creches públicas e a criação do Comitê Permanente.

“Nossas ações são planejadas para proteger toda a comunidade escolar. Precisamos ter o termômetro do que ocorre nas escolas e superar os conflitos por meio do diálogo, o diáologo é fundamental para a cultura da paz”, comentou Maria Sílvia.

Participaram da reunião integrantes de diversas áreas da Prefeitura, os superintendentes Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e Andressa Pereira (Gestão Educacional) e a professora Sandra Piotto, responsável pela Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção (Cefar).

“Esta tarde de formação, elaborada pela equipe de Direitos Humanos, traz muitos esclarecimentos para nosso trabalho”, disse a coordenadora da Cefar.

Conhecer Para Prevenir

Todas as escolas e CMEIs estão recebendo os treinamentos para que estudantes e profissionais da rede saibam como agir em caso de um agressor invadir uma unidade.

Os simulados são realizados por equipes  do Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP), desenvolvido em parceria pelas secretariais municipais da Defesa Social e Trânsito e Educação.

Desde 2005, as atividades do CPP envolvem capacitação de professores, funcionários e estudantes da rede municipal nas áreas de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros.

Autor: SME | Fonte: SME
00413724.jpg
Primeira reunião foi na SME
1/2