Passeio ao Memorial do Rio Iguaçú

Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

Passeio ao “Memorial do Rio Iguaçú

Pensando na necessidade em criar nos estudantes uma cultura do uso consciente da água, foi elaborado um plano de aula com alguns objetivos que os levassem a perceberem que o desperdício da água prejudica todos os seres vivos e para que refletissem a fim de buscarem soluções para amenizar este problema, além de reconhecerem as características das paisagens transformadas pela ação humana.

Após trabalhado todas as questões propostas, e para enriquecer ainda mais o conteúdo estudado, as crianças do 3º ano A do tempo ampliado, do CEI Lauro Esmanhoto, tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial do Rio Iguaçú, que está localizado às margens do Rio Iguaçú. Segundo a professora Silvana Chella Bahia, de Práticas de Educação Ambiental, que acompanhou o passeio e foi a responsável pelas aulas aplicadas com a turma: "neste espaço as crianças ouviram sobre sustentabilidade, aspectos históricos, como a navegação comercial da época, aspectos geográficos como a extensão do Rio Iguaçú, desde suas nascentes até as Cataratas em Foz do Iguaçu e prestigiaram lindas imagens do Paraná, repletas de natureza exuberante. Conheceram algumas tribos indígenas regionais, lendas, e também conheceram todo o sistema de saneamento da água."

O passeio ao Memorial do Rio Iguaçú foi intermediado através do Programa Linhas do Conhecimento da SME, neste dia a professora Isis Moratto Romão, representante do Programa Linhas do Conhecimento, do Núcleo Regional da Educação do Boa Vista, estava aguardando os estudantes para acompanhá-los, juntamente com a professora Silvana, professora Franciane da Silva Mello e a inspetora Regina Celia Ramos.

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: Professora Silvana Chella Bahia
Estudantes do 3° ano A participaram de aula de campo no Memorial do Rio Iguaçú