Passarela da Diversidade no CEI Lauro Esmanhoto... Curitibinhas na inclusão, bullying não!

    Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

 Visando promover ações que tragam aos estudantes o debate sobre o respeito às diferenças, a importância da empatia e da tolerância para o convívio em sociedade, os professores do CEI Lauro Esmanhoto realizam diversas atividades direcionadas de combate ao bullying, através do Programa Curitibinhas na inclusão, bullying não!

  A professora de Práticas Artísticas, Gilmara Maria Leal Chiamulera, realizou em sua Oficina de Jogos Teatrais, no tempo ampliado, diferentes atividades onde os estudantes dos 4° anos A e B, e do 5°ano A, puderam repensar e vivenciar atitudes de colaboração e de respeito com seu próximo, através de momentos de interação e socialização.

  Utilizando como disparador o material do Programa Curitibinhas na inclusão, bullying não! desenvolvido pelo Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, da RME de Curitiba, a professora Gilmara realizou uma apresentação teatral com os estudantes do 4º ano A, intitulada Passarela da Diversidade, onde os estudantes interpretaram os personagens do Programa, apresentando para os demais estudantes da escola cada característica dos personagens, enfatizando suas singularidades e suas potencialidades.

  Assim, desfilaram na Passarela da Diversidade, o Lino, que é autista e adora quadrinhos e tecnologias, e agora trabalha com robótica, a Lisa, que é surda e se comunica fluentemente através da Língua Brasileira de Sinais – Libras e se tornou uma grande ilustradora, o Teco, que ficou cego ainda na infância, mas aprendeu Braille e se tornou um grande escritor, o Max, que mesmo usando uma cadeira de rodas, após um acidente, tornou-se jogador de basquete, e a Nina, que venceu a leucemia e hoje em dia alegra crianças que se encontram internadas nos hospitais.

  Nossos estudantes representaram com muito carinho e respeito cada um destes personagens, mostrando para a comunidade escolar que respeito, empatia e acolhimento fazem toda diferença na vida das pessoas e, a professora Gilmara emocionou a todos narrando as histórias de vida destes personagens.

  Exibindo cartazes com diversas palavras como gentileza, paz, inclusão, respeito, etc, os estudantes desfilaram na Passarela da Diversidade inspirando a todos para que possamos aprender a conviver com as DIFERENÇAS.

 

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: Escola CEI Professor Lauro Esmanhoto
00369627.jpg
Teco
1/8