Quando nos aproximamos de datas comemorativas como a Páscoa, é fundamental compreendermos que muitas dessas datas estão associadas a temas religiosos, marcos políticos da história nacional que ganharam um significado mítico ou são homenagens ao papel social de indivíduos.
Contemplar essas comemorações no calendário escolar do modo tradicional desconsidera, por exemplo, a diversidade religiosa que pode existir entre os alunos e as diferentes composições dos grupos familiares.
O papel da instituição educativa é compreender as mudanças da sociedade, estar conectada aos acontecimentos do mundo e proporcionar sempre a reflexão de sua prática. Refletir sobre as tradições não significa abandoná-las, mas propor um novo olhar, valorizando os aspectos históricos, culturais ou afetivos de maneira atual.
Num exercício de pensar em diferentes perspectivas, podemos proporcionar uma abordagem contemporânea a esses momentos na escola, atuando no desenvolvimento de indivíduos críticos. Uma escola inquieta e atual deve se perguntar: Como posso ampliar os conhecimentos das crianças e seus familiares?
Num exercício de responder a essa questão, uma das formas de planejar o trabalho é ter como foco quais oportunidades de conhecimento estarão presentes na abordagem escolhida.
A páscoa, numa instituição laica, deve respeitar as escolhas religiosas das crianças e seus familiares e ter uma vertente de desenvolvimento de valores, enfatizando os sentimentos de estar junto com o outro e pertencer ao grupo e não incentivando o consumismo.
A parceria entre a escola e a família é fundamental para a aprendizagem, por isso, envolver pais e filhos nas propostas é uma oportunidade preciosa de aproximação, interação e fortalecimento de vínculos.
Dessa forma, nesse ano o CMEI Sylvia Orthof, com o intuito de trazer a cultura familiar para ser compartilhada na Unidade, dando um maior significado a esta data enviou por meio das crianças uma pesquisa para que juntos a seus familiares representassem, através de diferentes linguagens, como sua família comemora a páscoa e qual é o sentido da páscoa para eles.
No decorrer da semana foi possível ver o envolvimento de todas as famílias e a alegria em compartilhar com os colegas a cultura de sua família. Cada família pôde registrar seus sentimentos e pensamentos.
Art. 3º O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. (BRASIL, 2009, p. 1)
Outras temáticas significativas foram abordadas como: a parte comercial da Páscoa e a quantidade de chocolate que a maioria das crianças ganham nessa data, consumismo e até mesmo alimentação saudável.E de lembrança levaram para casa uma marmitinha recheada de biscoitos caseiros.
Segundo a professora Gisele Koga: "Foi muito importante pois percebemos que as crianças puderam compreender de forma significativa o sentido da Páscoa. Através dos relatos foi possível perceber que para a grande maioria sentimentos como o de: união familiar, amor, partilha, renovação é o que dão sentido a esse momento."
Dar voz as crianças é essencial, pois as práticas vivenciadas no CMEI tem como centro do planejamento a criança, assim a Equipe da Permanência ao questionar as crianças sobre o que o aconteceria no próximo final de semana viu uma oportunidade para cada criança expressar sua opinião, sentimento e cultura. Com o auxílio das professoras produziram um texto coletivo e fizeram registros por meio de desenhos.
A Páscoa se tornou uma data extremamente comercial. Realizar propostas significativas como estas é importante para que todas as crianças saibam o real motivo da comemoração e reconheçam e valorizem os sentimentos e pessoas com quem convivem.
Desejamos a todas as famílias e nossas queridas crianças uma Feliz Páscoa.Que a vida se renove. Que o amor e a justiça se espalhem. Que a esperança e a fé habitem sempre nossos corações.
* De acordo com Ofício Circular nº.05/2015?Educação Infantil/Secretaria Municipal da Educação: ?Mel, frutos do mar, amendoim, castanhas, nozes, amêndoas e oleaginosas em geral JAMAIS devem ser oferecidas para menores de 2 anos de idade, visto que podem conter toxinas muito fortes e que não são toleradas pelo frágil organismo infantil. Observar bem a lista de ingredientes dos alimentos a serem servidos, certificando-se que não há nenhum destes ingredientes antes de servir à criança. Um exemplo típico é o chocolate, que por ser um produto que geralmente contém traços de amendoim ou castanhas, e então não deve ser ofertado aos pequenos, nem mesmo na páscoa. Atentar-se também ao fato de que geralmente os chocolates contém leite e também são industrializados e açucarados, sendo portanto proibido para o consumo infantil.?
Referências:
Texto adaptado de: https://educacao.estadao.com.br/blogs/escola-eduque/datas-comemorativas-uma-pratica-ressignificada/
Parecer CNE/CEB nº20 - Portal do MEC
Autor:
Tamara J. P. Andrade
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Fonte:
Sylvia Orthof, CMEI