Páscoa: Oportunidade para estreitar vínculos e educar para solidariedade!

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

 Páscoa: Oportunidade para estreitar vínculos e educar para solidariedade!

 

O CMEI Dr. Eraldo Kuster na semana da Páscoa, numa ação carregada de significados, recebeu a visita de estudantes e do diretor Vilmar Kramer do Colégio Estadual Emilio de Menezes, proporcionando momentos inesquecíveis de troca de abraços, de sorrisos e oportunamente de presentes (as crianças do CMEI com desenhos confeccionados por elas e os estudantes do Colégio com doação de chocolate, resultado de uma grande ação de solidariedade).

A Páscoa para muitos é um importante ato de fé, a outros, fonte de lucro; já as Instituições educacionais vêm como um leque de oportunidades.

O CMEI Dr. Eraldo Kuster, o Colégio Emilio de Menezes e escolas dos arredores têm consciência de que a ação educativa vai além dos muros da escola/CMEI; as aprendizagens perpassam as propostas curriculares de sala de aulas/sala ambientes e seguem ao entorno, o campo da vida, a educação para a cidadania. A criança que está nos Centros de Educação Infantil hoje é a mesma que amanhã estará na Escola Municipal e posteriormente na Escola Estadual.

As situações do cotidiano, que são muitas vezes ditadas pela cultura da criança, da família são tratadaspelas instituições educacionais, como oportunidades de transformar esses momentos em ações significativas aos (as) educandos (as).

A transição das crianças de uma escola a outra, que muitas vezes trazem ansiedades e angústias as crianças e as famílias são transformadas em um processo tranquilo, a partir do momento que os agentes educacionais antecipam esses encontros. Sendo fundamental também que os educandos (as) as equipes educacionais de uma instituição e de outra tenham familiaridade com o processo formativo e seus contextos, evitando a fragmentação.

 O evento da Páscoa motivou o Colégio Estadual Emilio de Meneses em trabalhar ações de solidariedade e compromisso com o seu entorno. Seguindo os princípios de uma educação humanizada, o Colégio Emilio de Meneses definiu assim a visita realizada nos CMEIs e nas escolas.

“O grande objetivo da escola é passar conhecimentos. Entretanto, se ela não se dispõe a contribuir no processo de formação humana, de passar valores, com certeza não cumprirá plenamente a sua função social. A Gincana da Integração, além de fomentar o respeito e a convivência com as diferenças dentro da escola, visa fazer com que nossos educandos percebam a necessidade de assumirem compromisso com outros seres humanos, principalmente com os mais próximos e necessitados. Poder compartilhar com as crianças dos CMEIS Luz do Amanhã e Eraldo Kuster, com os futuros colegas das Escolas Municipais Umuarama e Cláudio Abramos e, principalmente, perceber que cada sorriso é um momento que marca uma vida, fez com que valesse a pena todo esse projeto e que o Colégio está realmente no caminho certo. Agradecemos muito também às diretoras, professoras e professores de cada uma das instituições de ensino que visitamos e estabelecemos esta parceria, além das crianças maravilhosas que fazem parte, pois nos receberam com um carinho imenso e que estão transformando nossa Páscoa num dos momentos mais felizes para nossa comunidade.” (Publicação Facebook –14/04/17, 18h 31min.) ·.

O CMEI Dr. Eraldo Kuster parabeniza, especialmente os (as) estudantes e seus familiares pelo gesto de estender a mão, de enxergar o próximo (a). 
A melhor forma de melhorar um Bairro, uma Cidade, um Estado, um País éconhecer, cuidar do entorno. 
O primeiro passo é aproximação. O objetivo do Colégio e do CMEI não foi tão somente promover uma doação às crianças e depois voltar no próximo ano para repetir o gesto. Só o altruísmo não basta. As nossas crianças, os adolescentes e jovens precisam mais do que um belo gesto por ano. O que se busca é proximidade, vivência, compromisso com a comunidade.
A saída dos muros da escola não pode ser uma vez no ano. A parceria para ser viável precisa ser com aqueles (as) que estão próximos/as. Conhecer as realidades e nela atuar. Essas atitudes proporcionam sentimentos de pertença. E quanto mais nos sentirmos pertencidos/as a um lugar mais iremos cuidar!
Os gestos de cuidados são as mais nobres das ações!
Que Deus continue abençoando o Colégio Emílio de Menezes e todos/as que fazem parte dessa Educação Transformadora.
Gestos assim, nos da certeza que podemos continuar acreditando na bondade do ser humano e que a educação é a grande protagonista da humanização.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
00135124.jpg
Páscoa 1
1/32