Participantes do Smart City Expo Curitiba 2019 conhecem o Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Nos dias 21 e 22/03, participantes da segunda edição do Smart City Expo Curitiba tiveram a oportunidade de conhecer as atividades educacionais desenvolvidas no Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, ao lado da Escola Municipal Professor Herley Mehl, no bairro Pilarzinho. Além de receberem exemplares do Caderno dos Faróis do Saber e Inovação, os visitantes de cidades brasileiras e do exterior tiveram acesso aos protótipos modelados pelos estudantes por meio da impressora 3D e obtiveram informações sobre aprendizagem criativa, uma abordagem educacional defendida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e aplicada de maneira exitosa nos Faróis.

Estiveram presentes no evento a chefe do NRE Boa Vista, Michele Prado, representando a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a coordenadora de Projetos, Andrea Barletta; a responsável pelos Faróis do Saber e Inovação na Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação, Thaís Eastwood Vaine; a diretora da Escola Municipal Herley Mehl, Karine Lara Braun; a equipe de profissionais do Farol Manuel Bandeira; e a agente de leitura do Farol do Saber Antonio Machado, Daniele Lucy Guerra Paulo.

Os Faróis do Saber e Inovação são exemplos de transformação do espaço urbano em ambiente inteligente. Eles consistem em evolução dos Faróis do Saber inaugurados pelo prefeito Rafael Greca em sua primeira gestão na década de 1990, quando funcionavam apenas como bibliotecas para as escolas municipais e a comunidade externa. A proposta dos Faróis do Saber e Inovação é um pouco diferente da anterior, em virtude destes terem uma parte de suas instalações, o mezanino, transformada em espaço maker, renovando a referência das bibliotecas como centros de pesquisa e produção, como lugares de descoberta, exploração e encantamento.

Os estudantes participam de projetos de fabricação digital, articulados com os conteúdos aprendidos em sala de aula. Uma das produções mais significativas dentro do Farol foi uma sementeira criada pela turma do 8º ano para proteger as folhas da araucária da ação das formigas. A invenção nasceu depois de meninos e meninas observarem o prejuízo sofrido pelas plantas no pomar da escola.

O Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira possui acervo de livros com mais de 9000 exemplares e atende cerca de 700 estudantes das turmas do 1º ao 9º do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Herley Mehl. Também é espaço de disseminação de cultura e conhecimento para a comunidade.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SME e NRE Boa Vista
00204817.jpg