PARTICIPAÇÃO DE CIENTISTAS NA ESCOLA MAESTRO BENTO MOSSURUNGA

    Publicado por:  Michely Regina da Silva Zavatini

      Com o intuito de desmistificar a carreira dos cientistas, das visões deformadas da Ciência e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em nossa escola para promover a alfabetização científica, os alunos da Escola Municipal Maestro Bento Mossurunga, juntamente com as professoras do contraturno escolar que ministram a oficina de Ciência e Tecnologia Lucimara Fabricio, que atende o 1º ciclo pela manhã, e Carla Marthendal que atende no período da tarde o 2º ciclo, participaram do Projeto da Prefeitura Municipal de Curitiba “Cientista na Escola”.

      No período da manhã, os alunos do 2º e 3º anos receberam a visita de um grupo de 8 estudantes da PET-QUÍMICA da Universidade Federal do Paraná, juntos, eles fizeram alguns experimentos e conversaram sobre a presença da Química no nosso dia-a-dia.

       No período da tarde os alunos do 3º, 4º e 5º anos receberam a visita da paleontóloga da Universidade Federal do Paraná, Dr. Cristina Silveira Vega, acompanhada dos alunos Malton e Diogo, mestrandos do Curso de paleontologia. Os paleontólogos palestraram e responderam a uma série de perguntas das crianças sobre o tema e também realizaram uma exposição de fósseis, que causou grande interesse e impacto na maneira de  perceber o papel de seres vivos pré-históricos na preservação da biodiversidade como patrimônio histórico da Terra.

      Essas concepções acerca do conhecimento científico foram muito importantes para o aprendizado dos nossos estudantes, principalmente nas suas leituras de mundo e compreensão acerca da real identidade e importância da Ciência.

Autor: CEI Maestro Bento Mossurunga, EM | Fonte: Lucimara Fabrício, Carla M. Matos