Parque Lago Azul - Programa Linhas do Conhecimento

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

O Parque Lago Azul está localizado no bairro Umbará e foi o parque escolhido pelo professor Felipe Sobczynski Gonçalves, da EM Foz do Iguaçu, para levar os estudantes do Período Integral.

Em sala, os professores desenvolveram um projeto de estudos sobre os parques de Curitiba e foi constatado que o Parque Lago Azul não era conhecido pelos estudantes. Por esse motivo, o professor se inscreveu no Programa Linhas do Conhecimento e foi contemplado com uma aula de campo, a qual teve mediação da professora Sandra Dalla Stella, contando a história do parque e falando sobre a importância desses para as cidades e para a saúde física e mental das pessoas.

 O professor, que também foi mediador do trabalho, aproveitou o espaço para desenvolver propostas de Parkour, atividades que são  realizadas nas aulas de Educação Física.

Segundo o depoimento do professor Felipe, as crianças se encantaram com a paisagem e com o espaço disponível para brincar. No mirante, brincaram de descer o barranco que dava acesso ao trapiche. No parquinho, tiveram a oportunidade de conversar sobre o Parkour e vivenciá-lo. Não há dúvida que essa experiência seguirá gravada na memória de que cada um.

Envolver os estudantes e professores em práticas de exploração e conhecimento da cidade, desperta o sentimento de pertença e torna as pessoas responsáveis pelo espaço, promovendo ações de cuidar e preservar.  

 

Autor: Sandra R Dalla Stella - NRE Santa Felicidade | Fonte: Felipe Sobczynski Gonçalves EM Foz do Iguaçu
00216941.jpg
Lago Azul EM Foz do Iguaçu
1/33