Paredão da Química no CAIC Bairro Novo.

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Hoje vamos contar pra vocês a experiência pedagógica da professora de Ciências dos 9ºs anos, Doralice Caldas que vem trabalhando há algum tempo com o “Paredão da Química”.

No “ Paredâo”, que na verdade é uma parede da sala de aula escolhida para o trabalho, são colocados conceitos importantes da química, cujo aprendizado está iniciando no 9º ano do Ensino Fundamental. O paredão vai sendo construído por estudantes e professora ao longo das aulas de Ciências e vai sendo atualizado conforme o trabalho pedagógico vai avançado e constitui um importante link de aprendizagem.

A professora  mandou fazer um baner transparente para fazer o “paredão” (confiram nas fotos) com o intuito de preservar a pintura da mesma.

De acordo com a professora Doralice muitos estudantes acessam a internet e se deparam com conceitos pseudocientíficos. A ideia do paredão vem também desconstruir conceitos errôneos e reforçar o conhecimento científico.

Em momentos de avaliação paredão não é retirado, a professora explica que a prática está dentro do conceito pedagógico de “cola autorizada”, os estudantes precisam compreender as questões propostas e localizar os conceitos dentro do paredão. A pedagoga dos 9ºs anos Vera Lúcia Martins destaca que o aprendizado da química é novo para os estudantes e a iniciativa configura um “facilitador da aprendizagem, principalmente para os estudantes com dificuldade de aprendizagem e para os de inclusão, onde o elemento visual é muito importante.”

“Esse trabalho materializa conceitos importantes  através da mediação pedagógica entre professor e aluno. Nesse diálogo visual há  a construção de conceitos e do conhecimento em si, acredito que no ensino médio os estudantes ainda se lembrarão do que aprenderam no paredão da física da professora Dora “, destaca a diretora do CAIC Eliane Benini.

Agora vamos aguardar o Paredão da Física! Parabéns professora Doralice Caldas e estudantes dos 9ºs anos!

Acompanhamento: Pedagoga Vera Lúcia Martins.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt. | Fonte: Doralice Caldas
00151605.jpg
paredão da quimica
1/9