PARÂMETROS INDICADORES DE QUALIDADE E AVALIA

    Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

Na data de hoje, as escolas do NRE Portão acolheram crianças, estudantes e famílias para a Avaliação dos Parâmetros de Qualidade e para a entrega do Relatório AVALIA. A manhã nublada e a garoa não se tornaram empecilhos para essas grandes ações acontecerem de maneira acolhedora, interativa e comprometida pelos profissionais de cada unidades.

            O PIQ é uma das ferramentas para as famílias e profissionais avaliarem sobre todos os setores que envolvem a organização da escola: administrativos, financeiros, estruturais, pedagógicos e socioculturais.

            Após essa importante avaliação realizada pelas famílias e profissionais, todos os segmentos da comunidade escolar irão analisar, observar, refletir e discutir sobre a avaliação e a partir do diagnóstico planejarão ações que contribuirão para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem das crianças e estudantes, bem como para a melhoria dos espaços internos e externos, tudo pensado e organizado de acordo com o Currículo da RME e da realidade de cada unidade. Além dessas duas ações, também aconteceram no dia de hoje, as SEPs nos CMEIs Santa Quitéria, onde a professora Márcia Rodrigues Marcia Fernandes dialogou sobre o tema Projeto Político Pedagógico e, no Vila Parolim, a professora Danielle Bonamin Flores dialogou sobre O Planejamento e a ressignificação da prática. Os dois temas contribuíram para os professores qualificarem o planejar na Educação Infantil  e perceberem o quanto é importante: observar, propor, conversar, pesquisar, surpreender-se, reconfigurar, ressignificar, relançar e comunicar as práticas pedagógicas, nunca definindo um caminho pré determinado, mas sempre acompanhando, mediando e dando suporte a partir das iniciativas individuais e coletivas dos bebês e crianças, tendo como foco principal  a construção do planejamento com o eixo interações e brincadeiras. Nos CMEIs Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Colombo, Guilherme Canto Darin, Nice Braga, Portão, Santos Andrade, Vila Rosinha e CMAEE Professora Maria Julieta Alves Malty, aconteceram os sábados de integração com as crianças, estudantes e famílias, os quais vivenciara e compartilharam momentos que trouxeram aprendizado, diversão, interação, troca e escuta atenta por meio de  brincadeiras diversas, poemas, confecção de dobraduras, contação de histórias, jogos, adivinhas, dança, entre outras que fizeram a alegria de crianças e adultos. Como já dizia Loris Malaguzzi “A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar. Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.”

Agradeço a participação de todos(as) os(as) envolvidos(as) no dia de hoje. Com certeza, o sábado trouxe muitas aprendizagens!!

Autor: NREPR | Fonte: DENISE LUCIENE LIPINSKI RUTKOSKI
00321921.jpg
PIQ E AVALIA
1/27