Parada Literária com Rafaella Gorski

    Publicado por:  Cristiane Aparecida Luquetta

No mês do folclore, a Parada Literária traz história, cultura e tradição

com a autora Rafaella Gorski

 

Agosto é o mês do folclore, quando lembramos de nossas tradições e de toda cultura que nos envolve. Reforçamos os laços com nossos antepassados e com orgulho levamos adiante a importância de manter viva e perpetuar nossa história.

E na Parada Literária não poderia ser diferente!

Com a mediação de Ana Cristina Dakiw Piaceski Lagos, a Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas trouxe a jornalista e jovem autora Rafaella Gorski, para nos contar sobre seu livro “Zapraszamy: 21 dias na Polônia”.

O livro é um relato de viagem repleto de momentos emocionantes. A autora fala de sua história no Grupo Folclórico Wisla, do qual faz parte desde os 4 anos de idades, de sua descendência Polonesa, e do amor e respeito por essa cultura.

Em cada capítulo é possível viajar junto com a escritora e conhecer ainda mais sobre o país do Santo Papa João Paulo II, do astrônomo Nicolau Copérnico, do pianista Frédéric Chopin e da física Madame Curie. Lembra ainda, que em nossa Curitiba residem um número imenso de descendentes poloneses que, como ela, valorizam o povo que ajudou a construir nossa cidade e que trouxe na bagagem o colorido de suas roupas, o trabalho na agricultura, receitas que fazem parte de nossa culinária como o pierogi, danças e muita, mas muita alegria! Afinal, quem nunca ouviu dizer que festa de “polaco” dura três dias? E ainda, para quem se interessa por esta língua tão diferente para nós, que conta com encontros consonantais tão curiosos, o livro traz um dicionário etimológico, com palavras em polonês, seu significado e pronúncia.

Fica então o convite...assista a Parada Literária com Rafaella Gorski clicando no link abaixo, e deixe se envolver por esta história, lendas, curiosidades, e até por momentos tristes vividos na II Guerra Mundial, mas especialmente de amor por uma cultura tão rica e que é tão próxima em nosso dia-a-dia!

Zapraszamy! Ou seja, traduzindo...convido você, seja bem-vindo...

https://www.youtube.com/watch?v=0sEuDvAV5Do

Por 21 dias, visitei da milenar Cracóvia a aconchegante Zakopane. Participei do glamouroso Festival Rzeszów e me apresentei em um antigo campo de concentração em Bilgoraj. Foram dias de ensaios exaustivos que entravam pela madrugada, mas também de descobrimento de minha própria origem. Fiz amigos que vieram dos quatro cantos do mundo e fortaleci os laços daqueles que dividem o amor pelo folclore comigo. Fui da ansiedade antes da apresentação mais importante a uma queda que quase pôs tudo a perder - Rafaella Gosrski, Zapraszamy 21 dias na Polônia

Autor: Ana Luiza Gorski | Fonte: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas
00308430.jpg
Zapraszamy: 21 dias na Polônia
1/2