Parada Literária com Fulvio Pacheco!

    Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento

Parada Literária com Fulvio Pacheco!

Conversa sobre Autismo, Folk horror e Gibiteca de Curitiba com Fulvio Pacheco!

A Parada Literária de setembro está especial, invadimos o Universo Geek! (universo lúdico cheio de fantasias, ficção científica, games, jogos de tabuleiro, histórias em quadrinhos, tecnologia e mais).

As Histórias em Quadrinhos de Super Heróis, muito populares nos dias atuais, são apenas uma parte do fantástico mundo sequencial de histórias ficcionais. Também é possível encontrar quadrinhos de terror, romance, ficção científica, filosóficos, históricos, de crime e suspense. Você já leu um mangá? Uma História em Quadrinhos Nacional? Conhece a história da Loira Fantasma? E a história em quadrinhos Relatos Azuis, você sabe que é uma autobiografia? E a história dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba?

A Gibiteca de Curitiba é mais do que apenas um acervo com mais de 35 mil quadrinhos. É também um espaço de ações culturais na área de desenho, quadrinhos, ilustrações, caricaturas, games, Cosplay, RPG e animação, tendo como Coordenador o quadrinista Fulvio Pacheco.

Com a mediação de Gizeli Cordeiro Bento, a Gerência de Faróis do saber e Bibliotecas trouxe Fulvio Pacheco, quadrinista, autista, fomentador da produção de história em quadrinhos em Curitiba, Coordenador da Gibiteca de Curitiba e ganhador do prêmio HQ MIX (Oscar Nacional dos Quadrinhos).

Em sua autobiografia Relatos Azuis, Fulvio relata a experiência com o autismo de seu filho Murilo. Enquanto Murilo passava por vários tratamentos, Fulvio também foi diagnosticado com a síndrome e começou a entender como algumas das características do autismo influenciaram sua vida, mais especificamente suas habilidades artísticas. É um material rico, cheio de dicas e informações para ajudar o leitor a entender o Espectro do Autismo e a importância da inclusão dos autistas na sociedade.

No livro História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba, Fulvio apresenta um levantamento cronológico das histórias em quadrinhos locais, desde sua primeira manifestação no século XIX. Dentro desta cronologia, a partir de 1982, analisa a formação e história da Gibiteca de Curitiba através de seus cursos, eventos, exposições e lançamentos. O livro contém também uma linha do tempo de personagens curitibanos, publicações de artistas e editoras curitibanas, além das exposições realizadas na Gibiteca desde sua abertura.

A Loira Fantasma de Curitiba é uma personagem de Fulvio Pacheco baseada na mais notória lenda urbana da capital paranaense. Após 10 anos fazendo aparições em vários quadrinhos, a loira ganhou sua própria revista em quadrinhos. Além da arte em stencil de Fulvio Pacheco, a revista conta com a arte de 40 quadrinistas convidados nas mais variadas técnicas de ilustração, que enriquecem a obra. O roteiro, parceria entre Fulvio e M. Matiazi, explora a aterrorizante vingança da loira contra os taxistas de Curitiba.
 
Fica então o convite... assista a Parada Literária com Fulvio Pacheco clicando no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=4zoOdeIsstY

 

Referência:

Imagem 6 - Fonte:  http://fulviopacheco.blogspot.com/

Autor: Gizeli Cordeiro Bento | Fonte: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas
00313294.jpg
A Parada Literária de setembro está especial, invadimos um pouco o Universo Geek ( Universo lúdico cheio de fantasias, ficção científica, games, jogos
1/7