Palestra : O Esporte e a Superação - Sandro Colaço

    Publicado por:  Fabio George da Silva

No dia 23 de maio de 2017, nós da Escola Paulo Freire tivemos a oportunidade de prestigiar a belíssima palestra do atleta paraolímpico, na modalidade de esgrima em cadeira de rodas, SANDRO COLAÇO.

O convite a ele foi feito pela professora Rosangela, professora que trabalha com a Prática do Movimento e Iniciação Esportiva com os alunos que frequentam a Educação Integral que está desenvolvendo um projeto sobre atletismo. No entanto no decorrer ela contemplou outras modalidades levando aos estudantes os esportes praticados por todos, inclusive os praticados por atletas paraolímpicos e os direitos humanos.

Sandro Colaço, depois de sofrer um acidente que lhe causou uma lesão na medula, em 1999, praticou voleibol sentado e basquetebol em cadeira de rodas. Em 2010 optou pela esgrima em cadeira de rodas. Foi o primeiro colocado no ranking brasileiro em 2012 e 2013. Disputou os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016.

O atleta trouxe seus equipamentos de esgrima, falou um pouco da sua história, da sua trajetória como atleta, explicou e apresentou as regras e materiais utilizados na esgrima, além de proporcionar a alguns alunos uma pequena vivência.

O atleta retratou sua vida quando andante e cadeirante, atleta e antes de se tornar. Falou-nos de suas expectativas de vida, de seus sonhos e objetivos.

Em contrapartida, a escola doou óleo de cozinha para a instituição que ele representa, a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná – ADFP, tal doação será para ajudar na cozinha da instituição que serve refeições para os usuários em atendimento.

Nossos agradecimentos ao atleta pela oportunidade de aprender mais sobre o esporte por ele praticado, por conhecer sua vida e saber que mesmo diante das dificuldades que a vida apresenta somos capazes de ultrapassar os obstáculos e nos tornarmos pessoas ainda melhores.

Autor: Paulo Freire, EM | Fonte: E.M. PAULO FREIRE
00138477.jpg
PALESTRA: O ESPORTE E A SUPERAÇÃO ? SANDRO COLAÇO
1/8