Dos relacionamentos escolares fazem partes três segmentos essenciais para que haja um bom funcionamento dos mesmos; pais, alunos e professores. Pensando na melhora desses relacionamentos e para tornar significativos os conteúdos escolares aplicados os, 4º anos proporcionaram um encontro para que os elos desse relacionamento se firmassem.
Partindo da Língua Portuguesa e dos textos de correspondência foram confeccionados convites aos pais, aproveitando a comemoração que é amplamente trabalhada nos meios de comunicação no segundo domingo de agosto.
Além dos convites, fez-se necessário a confecção de cartões; outra tipologia textual que faz parte do gênero correspondência.
Ao confeccionarem os convites não foi especificado o que realmente iria acontecer, criando assim um suspense tanto para os alunos quanto para os pais. Dessa forma o motivo do enunciado foi: um dia especial na escola.
O dia marcado para o encontro foi 09 de agosto véspera do dia dos pais. Para o evento foram preparadas três atividades: Monte a palavra, teia e o desabrochar das flores.
A primeira atividade visava trabalhar conceitos que fazem parte das relações entre pais e filhos, professores e pais, professores e alunos.
O objetivo era formar palavras a partir de letras contidas em um envelope. Uma das palavras formadas era empatia, desconhecidas por uma das turmas do período da manhã. Outros conceitos formados foram: cooperação, respeito, responsabilidade, compromisso, entrosamento, verdade, compreensão, coragem,...Ao formarem as palavras os conceitos eram trabalhados de formas simples com os pais e os alunos trazendo a importância desses e outros que no momento foram formados.
A segunda atividade era a formação da teia, que consistia em um passar o barbante para o outro formando assim elos mostrando que um depende do outro nas relações, tanto do ser humano com outros seres humanos como do homem com a natureza. No momento dessa atividade foi trabalhado que há momentos que tanto a criança como o adulto enfrenta dificuldades e que nessas situações deve haver solidariedade, cooperação de um para com o outro. Que a relação pais e filhos, professores, são como uma engrenagem, ou seja, se um dos elos não fizer a sua parte a engrenagem não avança e que se em um determinado momento algum nó surge, é preciso resolver a situação com respeito e empatia para que haja sucesso.
Finalizando o trabalho foram confeccionados flores de papel sulfite com as pétalas dobradas. Na frente das mesmas a criança deveria escrever com apenas uma palavra o que ela sentia pelo pai e no verso seu nome. Nesse momento foram colocadas vasilhas com água e as flores dentro, chamando a atenção para o que iria acontecer. O objetivo era mostrar de uma forma prática que se a água sendo algo natural tem força para fazer a flor abrir quanto mais nossas palavras e atitudes nas relações entre pais e filhos, alunos e professores, pais e professores. Outro conceito trabalhado, foi a questão da aprendizagem, ou seja, uns alunos são mais rápidos outros aprendem num ritmo mais lento; cada um a seu tempo.
O encontro teve uma excelente participação dos pais, principalmente no período da tarde.
De uma forma simples, objetiva e lúdica trabalhou-se questões inerentes a vida escolar, fortalecendo o relacionamento entre pais e filhos, alunos e professores, pais e professores.
Elos em perfeita engrenagem, relacionamentos fortalecidos, objetivos alcançados!
Atividades realizadas pelas professoras: Magda Regina de Oliveira Paula 4ºs anos A/B
Meri Terezinha Totini da Silva – 4ºs anos C/D
Autor:
Prof.ª Miracy Rodrigues de Araújo,EM/Natalia Vigo
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Fonte:
Escola Miracy