Pais e estudantes da EM Vila Torres recebem orientação de trânsito na volta às aulas

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

No primeiro dia letivo do ano, nesta quinta-feira (19/02), escolas municipais começaram a receber o projeto Volta às Aulas da Prefeitura de Curitiba. São orientações educativas de trânsito, com o objetivo de evitar acidentes, garantir fluidez e ainda passar a pais, estudantes e motoristas em geral sobre dicas de segurança.

A primeira escola a receber a edição 2015 do projeto foi a Vila Torres, no Prado Velho. A dona de casa Márcia Souza de Oliveira, mãe de três crianças, aguardava um dos filhos no portão da escola quando foi abordada por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

“Eles me deram este folheto com várias instruções e também me ensinaram a forma mais segura de atravessar a rua com a criança”, disse “Eu não sabia que a recomendação é segurá-la pelo pulso e não pela mãozinha e com certeza vou colocar em prática, para termos mais segurança”.

A diretora da escola, Cristina Estela Marques da Silva, ficou satisfeita com a operação, que já havia sido feita no local em anos anteriores. “Quanto mais informações sobre segurança no trânsito os alunos e pais tiverem, menores serão as chances de ocorrerem acidentes com eles”, comentou.

Cristina explicou que as orientações dadas pelos agentes da Setran, bem como os folhetos educativos, são replicados em sala de aula, ao longo do ano. A escola conta com cerca de 500 alunos.

O coordenador de Projetos da Escola Pública de Trânsito, Eduílio Sampaio, informou que a ação – que se estende até 4 de março - tem como meta relembrar pais, alunos e condutores de veículos sobre dicas básicas de trânsito, que muitas vezes acabam esquecidas. “A aceitação ao projeto tem sido muito boa e os resultados positivos acontecem”, disse.

Abordagem educativa

O trabalho de orientação também será feito em ruas e cruzamentos próximos às escolas, com distribuição de material educativo para a população e blitze educativas com motoristas, realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Guarda Municipal. Os folhetos detalham dicas de trânsito e o uso correto da cadeirinha de crianças nos carros. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) também participa do projeto realizando a fiscalização do transporte escolar.

“Com aumento significativo no número de veículos transportando crianças e adolescentes, direcionamos o projeto Volta às Aulas para os pontos mais movimentados das escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. As ações têm grande participação dos agentes de trânsito e dos agentes educadores da Escola Pública de Trânsito da Setran”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

Ela destaca que os pais ou responsáveis devem ficar atentos com a segurança de crianças e adolescentes nos carros, garantindo o uso correto dos equipamentos, como cintos de segurança e cadeirinhas, e no trajeto até a escola, andando sempre pelas calçadas e utilizando a faixa de pedestres nas travessias. “O transporte adequado e o respeito aos limites de velocidade no entorno das escolas contribuem para evitar acidentes. Todos devem ter muita atenção e respeitar a sinalização de trânsito nesses locais”, afirma.

As ações do Volta às Aulas seguem até o dia 4 de março, de manhã e à tarde nas ruas e cruzamentos dos bairros, e também nas saídas das escolas no final da manhã e no final da tarde.

Fonte: Tálita Rasoto - Portal Cidade do Conhecimento

Autor: NRE Matriz | Fonte: Tálita Rasoto - Portal Cidade do Conhecimento
Pais e estudantes recebem orientação de trânsito na volta às aulas