Paço da Liberdade descobre pequenos artistas

    Publicado por:  Vilselaine Amelia Rodrigues Cicora

No dia 02 de maio de 2018 as crianças da turma do Pré IIA do CMEI Vila Osternack participaram de uma proposta lúdica de Rota com o Programa Linhas do Conhecimento acompanhados pela gestora da Unidade Dayanne e as professoras Luciana e Silvana. Elas visitaram o Paço da Liberdade no Centro da Cidade de Curitiba.

Na proposta lúdica puderam observar a bela arquitetura neoclássica do Museu, a biblioteca, ouviram uma contação de história, conheceram obras de artistas que estavam expondo suas obras no local e se deslumbraram com as pinturas no teto do Salão de Atos do Museu, pintadas pelos artistas João Ghelfi, Anacleto Garbaccio e João Ortolani.

Ao ver as pinturas nos tetos, as crianças ficaram maravilhadas quando souberam que os artistas tiveram que pintar o teto deitados em um andaime. Com tanta empolgação, quiseram fazer o mesmo no CMEI...foi então que as professoras Luciana e Silvana oportunizaram a mesma experiência para elas: colaram papel kraft embaixo das mesas e permitiram que elas pintassem explorando outros planos. Terminadas as pinturas, a professora Luciana perguntou: - Agora que a gente terminou nossa pintura, onde será que a gente cola? – Então as crianças responderam como numa retórica óbvia: - No teto!

Sem dúvida as crianças tiveram uma experiência estética ao contemplar a pintura no Museu e depois puderam experimentar como é pintar deitado como os artistas. E esta pesquisa não se encerra por aqui, pois novas ideias já surgiram para se dar seguimento ao trabalho. Uma excelente proposta desenvolvida com toda a parceria do Programa Linhas do Conhecimento.

 

Autor: Vila Osternack, CMEI | Fonte: Dayanne Fabrilli Adams Evangelista