Outubro Rosa

    Publicado por:  Luciano Jose de Andrade Rodrigues

     Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. O movimento surgiu nos Estados Unidos, onde vários estados já contavam com ações isoladas referentes aos cuidados contra a doença neste mês. Isso resultou na decisão por parte do Congresso Norte-Americano, de transformar oficialmente outubro no mês de prevenção do Câncer de Mama.
     No fim do século passado, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure como símbolo do esforço contra a enfermidade e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, EUA, em 1990. Ao longo da década, entidades de outras cidades do país passaram a celebrar e fomentar ações voltadas à prevenção do Câncer de Mama, época em que surgiu a expressão Outubro Rosa, em referência à cor do laço.
     O CMEI União Das Vilas acredita na importância de abordar a questão da prevenção do Câncer de Mama ainda na infância, acreditando que  desde cedo ocorra uma conscientização sobre a possibilidade do surgimento da doença, seu conceito, causa e como prevenir. Quando este processo é feito ainda na infância , a tendência é que esse movimento seja mais eficaz , há uma absorção mais fácil, mais rápida e duradoura . Esta criança crescerá conhecendo os perigos do Câncer de Mama, mas sabendo que existe cura e que quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura”.
     Aproveitamos a data, para comemorar junto aos nossos profissionais o dia dos professores .
“Se não morre aquele que escreve um livro e planta uma árvore, com mais razão não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.” (Bertold Brecht)


                                                                                                                                                            Previna-se!

Autor: Luciano Jose de Andrade Rodrigues | Fonte: Cmei União das Vilas
00316788.jpg
Outubro Rosa
1/9