Outubro Rosa

    Publicado por:  Rosani Machado

As professoras de Ciências Eli Aparecida Adanski Martins e Madelon Gisele Sabag estavam trabalhando com as turmas do 5º ano, o conteúdo “Sistema nervoso e algumas doenças que podem alterá-lo”, e o assunto estendeu-se, chegando ao Câncer de mama. O tema despertou interesse dos estudantes e gerou muitas perguntas.

As professoras, então, resolveram aprofundar o assunto e aproveitar a campanha do “Outubro rosa”, que estava se propagando na mídia, e colocaram as “mãos na massa”.

O trabalho se desenrolou com um vídeo informativo sobre o câncer de mama (Dia de Rosa – youtube) e a partir daí, foram realizadas algumas atividades para montar o “Mural Rosa”.

Os estudantes se envolveram tanto no trabalho que novas ideias para colocar no mural foram surgindo, como a confecção de plaquinhas com mensagens positivas, móbiles de corações e árvore com laços rosa.

Para envolver todos neste trabalho e conscientizar sobre a importância do tema, as professoras confeccionaram um fuxico cor de rosa e entregaram para cada funcionário da escola.

Mas o trabalho não parou por aí!

A aluna Bianca Kauany, do 5º ano A, sugeriu à todos, a arrecadação de lenços e bolachas água e sal para doar ao Hospital Erasto Gaertner.

E assim vem acontecendo na escola. As famílias, funcionários, professores, ainda estão colaborando, trazendo as doações, que serão encaminhadas ao hospital.

A turma da EJA também se envolveu neste trabalho. Os alunos conversaram em sala sobre o assunto e montaram um cartaz com informações importantes sobre o tema, que ficou exposto no pátio da escola para conhecimento da comunidade escolar. 

Mas você sabe quando e como surgiu o Outubro Rosa?

Entao, saiba mais sobre o Outubro Rosa e conheça a História da Campanha

O mês de outubro é marcado em todo o mundo pela Campanha Outubro Rosa, um movimento de conscientização de prevenção do câncer de mama, através de palestras, movimentos sociais e campanhas na televisão e na internet. A campanha visa lembrar as mulheres do acompanhamento médico e da importância da mamografia. O Outubro Rosa tem como seu símbolo o famoso Laço Rosa. Veja agora alguns fatos históricos que contam a origem da Campanha Outubro Rosa. 

A Corrida Pela Cura

A história do Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, com uma organização chamada Fundação Susan G. Komen for the Cure. Em 1990, em Nova Iorque, foi realizada a primeira Corrida Pela Cura, um movimento de prevenção ao câncer. Nesta corrida, a Fundação distribuiu laços rosas aos participantes desta corrida. A partir deste momento, a corrida foi realizada todos os anos com distribuição dos laços rosas. 

Movimentos Para Prevenção do Câncer de Mama 

No ano de 1997, algumas entidades nos Estados Unidos, começaram a promover eventos, como desfiles de modas, partidas de boliche e corridas. As entidades escolheram o mês de outubro para enfeitar monumentos de algumas cidades com a cor rosa, além de distribuir os laços rosas. 

Monumentos Iluminados 

Depois de alguns anos, o Outubro Rosa foi espalhado para o todo mundo, muitos monumentos famosos passaram a ser iluminados com objetivo de divulgar a campanha. Entre eles, a Torre Eiffel, Coliseu, Torre de Piza e vários outros, incluindo monumentos famosos no Brasil, como o Cristo Redentor. 

Outubro Rosa no Brasil 

A campanha Outubro Rosa chegou no Brasil em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, junto com o apoio de empresas, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, chamando atenção da mídia e dando início à uma campanha forte no Brasil. Hoje o Outubro Rosa é uma campanha forte, principalmente nas redes sociais, sempre com o objetivo de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de Mama. 

Fonte: http://radiologia.blog.br

Participe desta campanha você também!

Doe lenços...doe bolachas...doe amor!

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professoras Eli Ap. A. Martins e Madelon G. Sabag