OS PERCURSOS VIVIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Publicado por:  Janaina Mayara Campaner Martins

 

            Todos sabemos que o ano de 2020 modificou a vida de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, o mundo se modificou e com isso, a educação precisou traçar novos caminhos. O CMEI Professor Riad Salamuni, efetivou o vínculo com crianças e famílias por meio de aplicativos tecnológicos como contato via telefone, mensagens por aplicativos, além dos momentos de encontros presenciais nos dias de entregas de Kits Pedagógicos para que as crianças realizassem em suas residências.

            E seguimos assim até julho de 2021, quando crianças e famílias começaram a percorrer novamente os espaços de nossa unidade, mas por escolha dos familiares algumas crianças ainda não frequentaram nossa unidade, que por segurança preferiram deixar as crianças aprendendo no modelo remoto, sem ainda perder o vínculo.

            Mas, 2022 nos surpreendeu, nesse ano todas as crianças voltaram a frequenta nosso CMEI, foi um desafio para muitas famílias e crianças, mas com atenção diária e um acolhimento que gerou a uma aproximação e confiança por parte dos familiares foi fundamental. Em 2022 aprendemos que o acolhimento precisa ser humanizado e acontecer durante todo o ano letivo, visto que muitas vezes as crianças chegam com uma vontade de abraçar, estar junto com as professoras, ganhar um colo, mas outros dias, preferem chegar e interagir com os colegas que estão na sala, e isso requer um olhar atento e sensível por parte de toda a equipe do CMEI.

            Deste modo lembramos do cuidar e do educar como indissociável, que envolve dedicação, cumplicidade, afeto, amor e estabelece vínculos afetivos, levando sempre em consideração como cada um chega ao CMEI durante a manhã, ouvindo suas necessidades com atenção, permitindo que as professoras estejam com as crianças na qualidade de presença, ou seja, ser um adulto brincante, ouvinte e entendedor do desenvolvimento infantil.

            E em 2023 o principal objetivo foi promover um acolhimento que favoreça a adaptação das crianças e também das famílias, cultivando desde o princípio as interações e relações significativas desde o primeiro momento que a criança chega ao CMEI até o momento da despedida, lembrando sempre de respeitar o tempo da criança, mesmo quando chega o momento de ir embora enquanto adultos parceiros das crianças vamos deixar os espaços prontos para que no próximo dia a criança possa reviver e dar continuidade as brincadeiras que deseja experimentar novamente.

            Seguiremos nesse ano letivo recebendo as crianças e com carinho, respeito e atenção, demonstrando muita segurança diariamente, criando relações seguras e acolhendo cada um como ser único. Os ambientes e espaços das unidades serão sempre constituídos de acordo com o interesse das crianças, com a intenção de proporcionar aprendizados oportunos para todas.

 

 

 

Autor: Janaina Mayara Campaner Martins | Fonte: CMEI Riad Salamuni
00398075.jpg
Primeira Semana
1/4