Bebês e crianças precisam de tempo, pois estão em seus inícios, fazem, refazem, experimentam, investigam, descobrem, levantam hipóteses, realizam tentativas e maravilham-se. No cotidiano, precisamos fugir da lógica do tempo acelerado, vigente em nossa sociedade, e valorizar a calma, o fazer com gentileza e "oferecer tempo para as crianças aprenderem e apreenderem-se no mundo" (BARBOSA; QUADROS, 2017).
Dessa forma, as ações de acolhimento, alimentação higiene, troca de fraldas e roupas, dentre outras, revelam a indissociabilidade do cuidar/educar, sendo aprendizagens essenciais para os bebês e as crianças. Dessa forma, precisamos refletir sobre como organizamos e vivemos o cotidiano, assegurando o respeito aos ritmos e às singularidades de cada bebê e cada criança.
"Nessa perspectiva, as práticas sociais não são ações banais, pois são ações que envolvem emoção, desejo, corpo, pensamentos e linguagens. Os conteúdos da educação infantil têm como referência a aprendizagem das práticas sociais de uma cultura, isto é, as ações que uma cultura propicia para inserir os novos na sua tradição cultural" (BRASIL, 2009f).
Autor:
Bruna Eloiza Monteiro Mendes
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Fonte:
https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2020/6/pdf