Órgão dos Sentidos

    Publicado por:  Stela Maris Rocha Cleto

Para trabalhar o conteúdo ORGÃO DOS SENTIDOS, nas turmas dos 2ª ano A e B, a professora de Ciências, Carmen Suzana, convidou os professores  Edeval e Juliana, ambos portadores de deficiência visual para darem uma aula.

Na turma do 2ª A o professor Edeval e a professora Juliana atendeu o 2ª B. Foi lida em braille, a história do livro "Abraço de Urso", que narra a história de um urso que nasceu cego, e na floresta não havia bengala para cegos, então um de seus amigos resolveu ajudá-lo, abraçou-o e guiava os seus passos. Com essa atitude todos os outros animais viram a importância do abraço e fizeram o mesmo entre eles.              

Depois de contar a história  foi feita uma brincadeira de percepção tátil, onde havia em uma sacola plástica com vários objetos: chave, lixa, um pedaço de carpete, algodão, um lápis, borracha entre outros. Foi escolhida uma criança que foi vendado os olhos e os professores pediam a ela que retirasse de dentro da sacola o objeto pedido. Assim através da percepção tátil podiam entender que isto auxilia os deficientes visuais.  

Ao final os alunos puderam fazer perguntas aos professores, queriam saber como eles fazem comida, como sabem a cor de roupa que usam, como tomam banho, etc.                                                                                                               

Durante toda a aula os alunos prestaram muita atenção e interagiram.                                                                                                               

Autor: CEI Francisco Klemtz, EM | Fonte: Profª Carmem Suzana
00044372.jpg
Aula de Ciencias
1/10