Organização do Trabalho Pedagógico: Reafirmando intenções para o Projeto Politico Pedagógico e ações da Comissão dos Direitos Humanos

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Na sexta-feira dia 24/09/2021 no período da manhã, foi realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba a ODP-Organização da Documentação Pedagógica.

No nosso CMEI a equipe gestora composta pela Diretora Ana Beatriz Cerqueira e a Pedagoga Ana Fukaya trouxe o tema “Curitibinhas na Inclusão Bullying não”, abordando o acolhimento como um processo educativo que engloba as situações cotidianas, as relações que estabelecem, os pensamentos que estão por trás das ações e desenvolvem constantes reelaborações em relação as solicitações familiares ou escolares que recebemos. Envolve modos específicos de ser e de agir, exigindo ações de respeito em relação a si mesmo e aos outros, valorizando o trabalho e a brincadeira, pressupondo o reconhecimento de todas as pessoas que interagem no contexto educativo.

Para esse momento especial do acolher e ser acolhido, foram apresentados aos profissionais o Vídeo “Da próxima vez tira a mão do bolso e faça do mundo um lugar melhor”, a Música Inspiradora “Não custa nada” e em equipes foram pensadas e desenvolvidas propostas criativas para incentivar atitudes de acolhimento e ações na unidade  (cartazes, árvore emocional, atitudes diárias...), buscando o olhar e o pensamento criativo.

Também foram abordados a Semana Paulo Freire, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em comemoração ao centenário deste grande professor  e pesquisador , o qual  promoveu um movimento articulado, no qual juntos, Departamentos, Coordenadorias, Núcleos Regionais e unidades educativas refletiram sobre finalidades e intencionalidades educativas da Rede Municipal de Educação de Curitiba. Fazendo um convite aos profissionais das unidades a refletirem  sobre a temática, buscando a reestruturação dos PPPs enquanto espaço democrático e dialógico. Pensando na escrita coletiva, onde os profissionais do CMEI, assumem o compromisso, registrando as intencionalidades, valores, concepções, trazendo na pratica a revisão e atualização do conteúdo do PPP da unidade, tendo em vista a oferta de educação de qualidade. Efetivando assim, em pequenas ações a participação coletiva de professores, pedagogos, gestores, famílias, comunidade e das crianças com respeito ao seu modo de ser e estar no mundo e a identidade de cada local onde está inserida a instituição educativa. 

Foi uma manhã muito rica, acolhedora, reflexiva e inquietante.

Autor: Professora Lorena Gid e Ana Beatriz S. Cerqueira | Fonte: CMEI Centro Cívico
00313585.jpg
Organização do Trabalho Pedagógico
1/31