Oralidade, Leitura e Escrita no Maternal II

    Publicado por:  Raissa Gabriela Ferraz

Partindo da necessidade de estimular a linguagem oral das crianças do Maternal II bem como a ampliação do repertório musical folclórico infantil dos pequenos e de suas famílias, a equipe do Maternal II criou um “CADERNO VIAJANTE” o qual recheado de canções folclóricas acompanha cada criança da turma por um fim de semana.

Durante o final de semana as famílias cantam as músicas com as crianças e em seguida tem a tarefa de registrar em conjunto as reações apresentadas na proposta, lembrando que cada criança realiza o registro da maneira que consegue.

As canções são trabalhadas semanalmente em sala onde as professoras se apresentam como escribas da turma proporcionando assim o contato da turma com a linguagem falada e a escrita de forma lúdica e envolvente.

O trabalho com esses elementos da linguagem vem se estendendo na escrita e recita de parlendas e contemplado em diferentes momentos da rotina diária como roda de conversa, roda de leitura pelo adulto e também em fruição pela criança. 

 

Autor: Professor Riad Salamuni (Diadema II), CMEI | Fonte: Professoras do Maternal II
00137160.jpg
parl
1/5