OPERAÇÃO TIRA FOCOS

    Publicado por:  Denise Lindebek Santos Stelmach

O trabalho com as crianças no que diz respeito a Operação Tira Focos vem acontecendo com o intuito de alertar as crianças e suas famílias, quanto a necessidade de cuidar dos espaços onde convivemos, eliminando os possíveis criadouros do Aedes Aegypti.

Na primeira fase do trabalho apresentou-se as crianças imagens do Aedes Aegypti, explicando todo seu ciclo de vida, e como devemos fazer para evitar a criação do mesmo. 

Em seguida criou-se equipes de agentes Tira Focos mirins, onde as crianças percorrem o entorno dentro da unidade em busca de possíveis focos, eliminando os mesmos. Vale ressaltar que o espaço foi anteriormente supervisionado e preparado com "focos" pela equipe de profissionais, para as crianças acharem , pois assim, não  as colocam em risco.

Em um terceiro momento promoveu-se uma palestra seguida de passeata, junto aos profissionais da saúde , as famílias e os profissionais do CMEI , Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o assunto, sensibilizando a comunidade em relação a importância de cuidar dos espaços particulares e comunitários, ajudando assim, no combate ao Aedes Aegypti.

O trabalho não acabou, vem acontecendo através da exposição dos cartazes confeccionado coletivamente entre as famílias para a passeata, Construção de jogo de percurso voltado à temática e a manutenção dos espaços pelos “Agentes Tira Focos” envolvidos no processo de busca por focos semanalmente .

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Lucia Maria Veiga da Silva de Faria
00110504.jpg
Agentes Tira Focos Mirins em busca de possíveis focos na unidade.
1/7