OPERAÇÃO TIRA FOCOS

    Publicado por:  Franciele Fitz

OBJETIVOS:

 ·         Alertar as crianças em relação ao perigo das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti;

Conscientizar as crianças dos cuidados que devemos tomar para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti;
Sensibilizar os pais e a comunidade para que tomem atitudes de prevenção ao mosquito Aedes aegypti e suas doenças.

 

AÇÕES DESENVOLVIDAS:

 

Inicialmente, foi realizado um trabalho de orientação por parte da equipe pedagógico-administrativa com as professoras do CMEI em relação às possíveis propostas que poderiam ser desenvolvidas junto às crianças e famílias em relação à conscientização das mesmas diante do aumento dos casos e da gravidade das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Também foi ressaltado a importância de não se colocar as crianças em situação de risco e sim tomar atitudes de prevenção.

            Em um segundo momento, as professoras do Pré II apresentaram um vídeo (sugerido pelo Departamento de Educação Infantil) a todas as crianças do CMEI e realizaram um momento de conversa sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e quais os cuidados que todas as pessoas devem ter para evitarem que ele se prolifere. Na sequência, a equipe pedagógico-administrativa enviou um bilhete às famílias informando as mesmas sobre os principais cuidados de prevenção que devemos tomar em meio ao perigo eminente da zika, dengue e chikungunya. O mesmo continha desenhos das crianças ilustrando o assunto e elas realizaram a entrega do bilhete aos pais no final da tarde.

            Nos dias seguintes, foram realizadas ações em todas as turmas do CMEI, como conversas e registros por meio de cartazes e desenhos a respeito do mosquito Aedes aegypti, colocando em exposição para que as famílias também tivessem acesso. Também auxiliaram a colocar areia nos vasinhos das plantas e verificar se nosso CMEI apresentava algum local que poderia estar acumulando água. No dia 26/02, realizamos uma caminhada com as crianças do Pré II e Pré I pelas ruas no entorno do CMEI, onde as crianças levaram cartazes e folders que entregaram à comunidade, alertando sobre o perigo da dengue, zika e chikungunya. Foi um momento significativo, onde as crianças foram agentes no combate ao mosquito aedes aegypti.

            Em março, estaremos realizando uma reunião com os pais e estaremos passando os vídeos apresentados às crianças também aos pais. Esta inclusive foi sugestão de uma criança do Pré II.

 

AVALIAÇÃO / CONSIDERAÇÕES:

 

Percebemos que através das ações realizadas, as crianças, principalmente dos Prés, estão mais conscientes em relação a eliminar locais que possam acumular água da chuva, cobrando dos pais e familiares que cuidem dos seus quintais e ruas.

            As famílias também consideraram importante realizar essas ações com as crianças, pois passaram a tomar cuidados redobrados a partir da cobrança que os filhos realizam em casa.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

DENGUE - DESENHO ANIMADO SOBRE A DENGUE - Momento da Criança https://www.youtube.com/watch?v=QrKduhd9oEk

 

Reportagem: Picada contra a dengue: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/12/picada-contra-a-dengue. Acesso em 01 fev. 2016.

 

Reportagem: Vírus chikungunya: uma nova ameaça:

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2015/325/virus-chikungunya-uma-nova-ameaca. Acesso em 01 fev. 2016.

 

Reportagem: Cinco perguntas sobre o zika vírus:

http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2015/12/cinco-perguntas-sobre-o-zika-virus. Acesso em 01 fev. 2016.

 

Dengue no alvo:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/dengue-no-alvo/. Acesso em 01 fev. 2016.

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: EPA CMEI MORADIAS GRAMADOS
00109307.jpg
dengue
1/6