Estamos vivendo no Brasil um momento de preocupação geral com os cuidados para combater os focos de propagação do mosquito Aedes Aegypti. Já conhecido há alguns anos por transmitir a Dengue - doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue -, apresenta agora também a transmissão de doenças como: chikungunya - infecção causada por um arbovírus, do gênero Alphavirus (Togaviridae); e Zika, vírus do gênero Flavivirus, transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, que causa a doença também conhecida como zica (acredita-se que a Zika seja hoje responsável por inúmeros casos de microcefalia em crianças recém-nascidas cuja suas mães foram infectadas pelo vírus na gravidez.).
Sabendo da importância da mobilização para que as ações de precaução sejam tomadas por toda a população, o CMEI Jardim Paraná abraçou a campanha “Operação Tira Focos” da Prefeitura Municipal de Curitiba que alerta para a realização das medidas simples como eliminar os focos de água parada que favorecem a reprodução e desenvolvimento do mosquito.
Para tanto a equipe do CMEI vem trabalhando com os pequenos e a comunidade local com a sensibilização e orientação de todos contra o aedes.
As professoras das turmas de Maternal I, II e Pré I, realizaram ações com as crianças alertando aos cuidados para não deixar o mosquito perto de nós! As crianças participaram de caminhadas em busca de possíveis focos, de rodas de conversa e puderam ainda orientar os adultos para a importância de não deixar a água parada e manter o ambiente livre de focos da dengue. As famílias receberam folder informativo e foram alertadas da importância da campanha e envolvimento de todos na mesma.
Nesse inicio da campanha na unidade já tivemos relato de mãe do maternal II contando que a filha chegou em casa falando do mosquitinho e que não podemos deixar a água parada.
Entendemos que foram apenas as primeiras reflexões e ações da unidade na “Operação Tira focos, Curitiba contra a Dengue” e que continuaremos nesse caminhar contra o mosquito, porque contra o Aedes aegypti, nem você nem a água podem ficar parados.
Autor:
Jardim Paraná, CMEI
|
Fonte:
EPA CMEI JARDIM PARANÁ