Operação Tira Focos

    Publicado por:  Fernanda Laranja Cruz Secco

Estamos vivendo no Brasil um momento de preocupação geral com os cuidados para combater os focos de propagação do mosquito Aedes Aegypti. Já conhecido há alguns anos por transmitir a Dengue - doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue -, apresenta agora também a transmissão de doenças como: chikungunya - infecção causada por um arbovírus, do gênero Alphavirus (Togaviridae); e Zika, vírus do gênero Flavivirus, transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, que causa a doença também conhecida como zica (acredita-se que a Zika seja hoje responsável por inúmeros casos de microcefalia em crianças recém-nascidas cuja suas mães foram infectadas pelo vírus na gravidez.).

Sabendo da importância da mobilização para que as ações de precaução sejam tomadas por toda a população, o CMEI Jardim Paraná abraçou a campanha “Operação Tira Focos” da Prefeitura Municipal de Curitiba que alerta para a realização das medidas simples como eliminar os focos de água parada que favorecem a reprodução e desenvolvimento do mosquito.

Para tanto a equipe do CMEI vem trabalhando com os pequenos e a comunidade local com a sensibilização e orientação de todos contra o aedes.  

As professoras das turmas de Maternal I, II e Pré I,   realizaram ações com as crianças alertando aos cuidados para não deixar o mosquito perto de nós! As crianças participaram de caminhadas em busca de possíveis focos, de rodas de conversa e puderam ainda orientar os adultos para a importância de não deixar a água parada e manter o ambiente livre de focos da dengue. As famílias receberam folder informativo e foram alertadas da importância da campanha  e  envolvimento de todos na mesma.

Nesse inicio da campanha na unidade já tivemos relato de mãe do maternal II contando que a filha chegou em casa falando do mosquitinho e que não podemos deixar a água parada.

Entendemos que foram apenas as primeiras reflexões e ações da unidade na “Operação Tira focos, Curitiba contra a Dengue” e que continuaremos nesse caminhar contra o mosquito, porque  contra o Aedes aegypti, nem você nem a água podem ficar parados.

Autor: Jardim Paraná, CMEI | Fonte: EPA CMEI JARDIM PARANÁ
00097553.jpg
1/15