Operação tira focos: Todos Juntos Contra a Dengue!

    Publicado por:  Thays Cochek Rinaldin

          Iniciamos os trabalhos em fevereiro de 2016 com formações de todas as equipes, realizamos o estudo do documento encaminhado pelo departamento, foi orientado as equipes que realizassem o trabalho em sala com as crianças e que utilizassem para pesquisa, as sugestões de textos e vídeos e sites.

          Outra ação desenvolvida juntamente com as famílias e professoras, foi a palestra realizada pela unidade de saúde Coqueiros, em que estiveram presentes dois médicos residentes e uma enfermeira.

                        

          Nas salas as equipes realizaram rodas de conversa, para investigar e levantar dados do que as crianças já sabem. Apresentaram o cartaz, “Dengue aqui não”, exploraram este cartaz.

                                      

          A equipe de permanência apresentou o vídeo em todas as salas, realizaram a conversa explicativa e na turma do PRÉ II, as crianças confeccionaram com massinha de modelar as fases do mosquito, ovo-larva-mosquito.

         A turma do maternal I e II, realizaram uma simulação no pátio do Cmei, mostrando que até uma tampinha pode se tornar uma fonte para o mosquito.

             

        Na turma do Pré II, as professoras propuseram além da roda de conversa, a confecção de panfletos informativos para distribuir na comunidade. Foi realizado uma caminhada pelas ruas nos arredores do Cmei, em que as crianças abordaram as pessoas na rua, nas casas e nos comércios da região, explicaram quais os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação e as doenças causadas pelo mosquito. Para este momento pudemos contar com a parceria da Guarda Municipal que nos acompanhou durante o percurso e da US Coqueiros que nos forneceu panfletos para distribuir para a comunidade.

             

         As turmas do pré I, também irão trabalhar com um poema sobre a dengue.

 

CONSIDERAÇÕES:

          Foi um trabalho muito relevante, pois diante da epidemia, as pessoas precisam compreender que a prevenção depende de todos, em realizar os cuidados e que estes virem hábitos, para evitar a proliferação. E nossas crianças da rede municipal serão nossos agentes potenciais na sensibilização das famílias. Muitas crianças durante a entrada e saída param com os familiares diante do Cartaz explorado em sala e “ensinam” os familiares sobre os cuidados que devemos ter com os possíveis focos.

 

Autor: Doutor Arnaldo Carnasciali, CMEI | Fonte: Elisângela Mantagute
00099903.jpg
palestra
1/10