Operação Tira Focos Curitiba Contra o Aedes no Madre Maria dos Anjos

    Publicado por:  Tais Susana Dassie

AÇÕES DESENVOLVIDAS:

                  Partimos do princípio de que as crianças chegaram à escola no retorno das férias tendo recebido várias informações a respeito da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito AEDES AEGYPTI. Tornava-se necessário então, conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. 

               Essa foi a primeira atividade realizada. Em RODAS DE CONVERSA as crianças/estudantes colocaram o conhecimento que tinham sobre o assunto com a mediação das professoras. A partir disso foi possível  levantar o que era necessário ainda trabalhar em cada turma.

              Com o conhecimento básico inicial sistematizado foram produzidos DESENHOS, CARTAZES, HQS E REGISTROS ESCRITOS (TEXTOS COLETIVOS, FRASES, SLOGANS, FOLDERS.

             Hora de falar com a Comunidade: Primeiro foi a CAMINHADA DA CAMPANHA quando crianças/estudantes, professores e funcionários saíram pelas ruas no entorno da escola fazendo um “barulho” contra a dengue. Na sequência a PALESTRA de agentes de saúde para pais e responsáveis.

           As professoras baseadas nos levantamentos das necessidades de aprendizagem incluíram em seus PLANOS DE AULA o que precisava ser trabalhado em cada turma. A metodologia da pesquisa será priorizada com a utilização das tecnologias digitais.

Autor: Madre Mª. Dos Anjos, EM | Fonte: Taís Susana Dassie