Ônibus Museu

    Publicado por:  Rosangela Maria Redzimski de Camargo

De 23 de julho, até 07 de agosto teremos o ônibus museu estacionado em nossa escola.

"O Ônibus Museu transformou um antigo veículo do transporte coletivo numa unidade cultural moderna e interativa. Nele, o visitante é convidado não a apenas ver ou apreciar, mas a participar. O espaço conta com 14 estações, equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que permitem uma experiência de interação.

Obras de arte reais e reproduções também fazem parte do acervo deste museu móvel. Artefatos indígenas e obras de artistas curitibanos como Poty, além de fotografias e mapas antigos, decoram algumas de suas paredes. No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região.

O conteúdo do Ônibus Museu aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas." (https://paranaportal.uol.com.br/gente/onibus-museu-vai-levar-arte-e-historia-para-bairros-de-curitiba/)

Autor: CEI Ulisses Falcão Vieira, EM | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba