O CMEI Colombo tem seus portões diretamente na rua, os muros deixam à mostra os carros, pedestres, motos que por aqui passam.
Mas uma das coisas que mais chama a atenção da turminha do Maternal II, é um barulho em especial: quando estão no parque, muitas das crianças correm até ao portão, se amontoam para ver o caminhão que traz os coletores de lixo. Duas de nossas crianças, Luca e Heitor, já cumprimentavam "seus amigos", sempre os esperando para dar um afetuoso "oi" ansiosamente no portão de suas casas. Acabaram por contagiar seus colegas, que passaram a esperar o caminhão da coleta de lixo as três vezes que passa durante a semana, em frente ao CMEI.
Assim, as professoras Ivana Pinheiro e Ivanisa Amaral tiveram a ideia de unir estas experiências às demais vivências de Educação em Direitos Humanos e as ações de sustentabilidade desenvolvidas em projetos da unidade.
Uma das propostas foi pesquisar sobre o trabalho dos coletores, sobre a separação do lixo, as dificuldades que o planeta enfrenta pelo consumo desenfreado e o descarte incorreto do lixo, bem como o sentimento de empatia para com estes profissionais. Nestes últimos dias de calor intenso, tiveram a ideia de oferecer água geladinha para os "amigos do caminhão". As crianças foram convidadas a trazer uma garrafinha de água mineral para o CMEI. E no dia 25 de outubro, a ansiedade foi maior: esperaram o caminhão de coleta munidos de um cartaz e água fresquinha para presenteá-los!
Lorena quis trazer uma garrafinha especial "porque eles merecem muito e amo gatos", disse ela. Luca e Heitor, os já fãs dos coletores, ficaram extremamente felizes que os demais colegas trataram com carinho estes profisisonais! Luca conta direitinho a importância do caminhão do lixo passar sempre "é para a cidade não ficar fedida".
Autor:
CINTIA BEATRIZ CORAIOLA
|
Fonte:
CMEI COLOMBO