Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Oficina "Fábrica de Textos" movimenta UEI Pilarzinho

    Publicado por:  Samila Evelin Garai Fernandes

Na oficina “Fábrica de textos”, da Prática de Língua Portuguesa, as Professoras Rose e Solange estão trabalhando com os estudantes a leitura do livro “João e os 10 pés de feijão” de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. O texto foi apresentado através do datashow, o que foi bem interessante porque todos puderam acompanhar a leitura. Depois cada um deles giraram a roleta com os títulos do livro, assim foi possível escolher de forma lúdica outros finais para a história. 
Conheceram a estrutura do gênero textual fábula e fizeram pesquisas no dicionário das palavras desconhecidas. Foram desafiados a colocar a mão na massa para criar outras histórias, e os estudantes que ainda não tem habilidade para escrever tiveram as professoras como escribas na construção de texto coletivo. Posteriormente construíram várias palavras do livro utilizando o alfabeto móvel e registro em papel. Tiveram outros momentos de construção do sistema SEA, utilizando vários jogos.
Os estudantes estão mostrando-se entusiasmados e participativos. Como disse a estudante Geovana, “Agora o título do livro não será mais João e os 10 Pés de Feijão e sim de muitas histórias dos pés de feijão”.

Conteúdo: 
- Elementos de apresentação e unidade estrutural do gênero textual;
- Compreensão e interpretação;
- Construção do SEA.
- Ampliação vocabular

Autor: Sâmila Evilin Garai Fernandes. | Fonte: E.M.Pilarzinho
00319657.jpg
oficina Fábrica de Textos
1/16