Oficina de Robótica

Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Nas últimas semanas de junho aconteceu no Farol do Saber e Inovação da escola uma oficina de Robótica Educacional. Participaram deste encaminhamento estudantes do 3° ano B (que estavam no tempo ampliado) e 4° do ano A (que vieram até a escola no contraturno). Foram realizados três encontros, sendo que em cada dia eles conheceram e experimentaram um pouquinho de cada eixo da Robótica Educacional: eletrônica, programação e mecânica!

No primeiro dia eles construíram circuitos eletrônicos com tiras de papel alumínio e limpadores de cachimbo, ainda tiveram a oportunidade de conhecer algumas fontes de energia. No segundo encontro eles exploraram o kit de robótica educacional LudoBot e criaram uma programação com movimento, som e luz. Já no terceiro dia foi possível realizar construções mecânicas com a maleta verde do lego e também com sucata. A oficina foi produtiva e veio de encontro com os objetivos da Robótica Educacional, visto que a mesma “ Atua de forma lúdica, colaborativa e divertida, desenvolvendo competências socioemocionais como: cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação.  De maneira multidisciplinar, destaca-se o uso da lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias”.

Os estudantes que participaram solicitaram que tivessem mais atividades como as realizadas na oficina, e pretende-se no 2º semestre dar continuidade às oficinas de Robótica.

Autor: Marilia Costa Jordão | Fonte: Escola Municipal Anísio Teixeira

Materiais