Oficina de pipas... Geometria? Geografia? Ou, diversão?

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Papagaio, raia, peixinho, pipa... São vários os nomes para este antigo brinquedo que percorre gerações. Nesta semana as crianças do 5º ano estiveram confeccionando suas pipas numa sequência de atividades interdisciplinares, propostas pelas professoras Valéria Urbanik Marcos (Educação Física) e Thalita Gambeta (regente da turma).

A ideia era que a geometria ganhasse “forma” lúdica e voasse alto! Os conteúdos abordados foram: polígonos, vértices, arestas e mapas. As crianças pesquisaram diferentes tipos de pipas e descobriram que as mesmas podem ser pentagonais, hexagonais, entre outras. Também chegaram à compreensão que um quadrado pode ser um losango, mas um losango não poderá nunca ser um quadrado.

Os estudantes ainda verificaram que dependendo da região o brinquedo é chamado de diferentes formas. Foi então utilizado o mapa do Brasil para que localizassem estas regiões.

A professora Valéria foi quem organizou a oficina de pipas. Os estudantes capricharam na construção do brinquedo tendo em mãos: régua, cola, varetas e fios. Agora estão todos ansiosos esperando um dia de sol para irem até o parque Atuba onde irão realizar um delicioso piquenique e alçar voos com suas pipas (vêm logo sol!). Este último passeio do 5º ano no Anísio merece outra notícia, não é mesmo?

Se você quer fazer uma pipa, assista o vídeo abaixo e mãos a obras!

https://www.youtube.com/watch?v=gkQH_wqhg28

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00093551.jpg
jh
1/5