Oficina de Haicai

    Publicado por:  Regina Ribeiro de Deus de Almeida

     No dia 16 de novembro aconteceu uma maravilhosa Oficina de Haicai na Escola Madre Teresa com os alunos de 4º e 5º ano. A oficina foi comandada pelo ilustre poeta curitibano Álvaro Posselt. Durante a oficina o poeta apresentou slides com diversos haicais,mostrando que o haicai é uma forma de poesia praticada no Japão há muitos anos e no Brasil chegou com a imigração japonesa. Em seguida os alunos puderam escrever seus próprios haicais.

    Segundo o poeta a prática do haicai não está ligada apenas a poesia, pois além de tratar de características como estrofe, verso, métrica, rima e ritmo essa forma poética aborda a natureza como tema. 

     Álvaro Posselt nasceu em Curitiba, é professor de Língua Portuguesa e poeta. Tem cinco livros publicados: Tão breve quanto agora (2012), Um lugar chamado instante (2013), Entre arranhões e lambidas - haicais & gatos (2014), Kaki (2015) e Na Sopa do Sapo (2016). O poeta também tem haicais pintados no Mural da Travessa da Lapa em Curitiba.  Além de todo o trabalho realizado na Escola, Álvaro fez a doação de pacotes de haicais e também de seu último livro lançado: Na Sopa do Sapo, que já estão disponíveis na Biblioteca para todos os alunos, professores e comunidade.

     A Escola Madre Teresa agradece a todos alunos, professores e principalmente ao poeta por incentivar a prática poética, a leitura e a escrita.

      

Autor: Madre Teresa de Calcutá, EM | Fonte: Regina R. de Deus de Almeida
00123314.jpg
oficina haicai
1/7