Oficina de Haicai

Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

Na manhã de 22 de março de 2018, os estudantes dos quintos anos da manhã, 5º ano A e B, Profªs Marisete e Adriana , receberam a ilustre visita do poeta Álvaro Posselt. Os haicais produzidos por ele sobre a nossa cidade foram utilizados nas aulas de Língua Portuguesa como disparador de uma sequência didática. O gênero haicai, desconhecido para muitos, virou o grande xodó das turmas, pois agora fazem haicai brincando.

Álvaro sistematizou ainda mais a estrutura do gênero em uma explicação criativa e, logo em seguida, realizou uma oficina na qual os estudantes puderam criar livremente seus haicais. Em um outro momento, esses haicais foram reescritos e estão sendo expostos em um varal de haicais.

Um dos haicais criados entre os estudantes se destaca:

Curitiba é frio na certa

Bom mesmo

É ficar embaixo da coberta

Estudante: Davi 5º ano B

Autor de livros como: “Entre arranhões e lambidas” que fala sobre gatos,“Na sopa do sapo” tratando de insetos”, “Um lugar chamado instante” e “Kaiki”, professor e escritor, Álvaro nos confidenciou que sua maior meta é mostrar seu trabalho e desenvolver pequenos autores em todas as escolas municipais de Curitiba.

“A poesia será tão comum em Curitiba quanto os dias de céu nublado”.

Álvaro lançou um grande desafio: Produzir um livro de haicai da Escola. Desafio aceito, estamos a todo vapor!!!

Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Profª. Marisete Maria Lemes Bortolan
Poeta Álvaro Posselt realiza oficina de Haicai na escola.