Obras vão transformar mais três Faróis do Saber em espaços de inovação

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos

A Prefeitura de Curitiba faz obras de adequação nos Farois do Saber Rocha Pombo, na Regional Portão, José de Alencar, no Pinheirinho, e Dante Aliguieri, em Santa Felicidade. As três unidades passam por obras para serem transformadas em Faróis do Saber e Inovação, espaço público de educação maker, onde as crianças podem construir protótipos, usando impressora 3D.

O primeiro Farol do Saber e Inovação da cidade, o Herbert de Souza, foi inaugurado em outubro pelo prefeito Rafael Greca e fica na Regional Cajuru. Agora, são R$ 280 mil em investimentos para a adequação e manutenção dos três outros faróis, para que eles se tornem espaços destinados à pesquisa, invenção, produção de soluções e aceleração da inovação por meio da aprendizagem investigativa.

No Farol do Saber e Inovação, crianças e jovens podem realizar atividades nas áreas de comunicação e mídias, tecnologia e impressão 3D, ciências e matemática. De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o espaço é focado na liberdade da criação, na investigação, na aprendizagem por tentativa e erro e na implementação de ideias. “Queremos criar na cidade ambientes onde as crianças possam desenvolver projetos, pesquisas com saberes que nasçam e possam ir em frente. Para isso, começamos a desenhar os Faróis Inovação com lógica pensada para incentivar a aprendizagem colaborativa e o protagonismo entre os estudantes da rede municipal”, destaca a secretária.

Mudanças
No Farol do Saber Rocha Pombo foi feita a recuperação estrutural e da cobertura, troca do piso, reforma dos banheiros, renovação da iluminação, pintura, obras de acessibilidade e paisagismo.

O Farol José de Alencar, que fica nas dependências da Escola Municipal São Mateus do Sul, ganhou reparos estruturais, troca de cobertura e piso, substituição de forro, escadaria e pintura nova, além de revisão da rede hidráulica e elétrica.

Na escola Municipal dos Vinhedos, em Santa Felicidade, as crianças observam atentas as estruturas do Farol Dante Aliguieri, que recebe novas cores com a pintura, adequação da estrutura, substituição de piso, cobertura e forro, bem como manutenção nas redes hidráulica e elétrica.

Obras
A Secretaria Municipal da Educação também executou obras de recuperação nos Faróis do Saber Manuel Bandeira (vinculado à Escola Professor Herley Mehl, no Pilarzinho), Fernando Amaro (da Escola Heitor de Alencar Furtado, na CIC), Herbert de Souza (da Escola Marumbi, no Uberaba) e Mário Quintana (da escola Municipal Wenceslau Braz, no Boqueirão).

Os próximos a se tornarem espaços maker serão o Farol Rubem Braga (vinculado à Escola Municipal Rio Negro, Bairro Novo) e Dona Pompília (da escola de mesmo nome, no Tatuquara).

Autor: SME | Fonte: SME - Portal Cidade do Conhecimento
Foto Farol 1