Nas aulas de ciências de início do segundo trimestre, o professor Juan demonstrou a relação com seres vivos e cultivo de plantas, para avaliar a importância do solo ao meio ambiente, bem como conhecer o processo de formação e suas características.
Utilizando o laboratório de ciências, mostrou diferentes tipos de solo para exemplificar as técnicas de preparação (aração, irrigação e adubação). Realizaram atividades teóricas sobre o assunto. Para demonstrar na prática os efeitos das características diferentes de cada solo no plantio, o professor convidou seus alunos para realizarem uma experiência.
Com diferentes amostras de solo, os alunos plantaram sementes de rúcula e acompanharam o desenvolvimento da planta semana a semana.
Observaram a diferença de crescimento sendo que os vasos foram irrigados com a mesma quantidade de água e expostos a mesma luz solar. Durante todo o processo, os alunos perceberam que alguns tipos de solo secam logo depois irrigação e outros demoram para secar. Os sais minerais, que servem de nutrientes para as plantas, em alguns havia quantidade necessária para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas, em outros, observou-se a falta deles. Em alguns casos, os nutrientes do solo se esgotam e as plantas não crescem mais.
Com esta experiência, os alunos compreenderam as técnicas de preparação do solo, o cultivo e os impactos da ação humana sobre o solo (cuidados com a terra e aplicação de técnicas adequadas ao plantio para o bom desenvolvimento da planta).
Professor Juan Carlos Costa (adaptação: Viviani de Fátima Glok)
Autor:
Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM
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Fonte:
Professor Juan Carlos Costa