O solo e suas diferenças para o plantio.

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

            Nas aulas de ciências de início do segundo trimestre, o professor Juan demonstrou a relação com seres vivos e cultivo de plantas, para avaliar a importância do solo ao meio ambiente, bem como conhecer o processo de formação e suas características.

          Utilizando o  laboratório de ciências, mostrou diferentes tipos de solo para exemplificar as técnicas de preparação (aração, irrigação e adubação). Realizaram atividades teóricas sobre o assunto. Para demonstrar na prática os efeitos das características diferentes de cada solo no plantio, o professor convidou seus alunos para realizarem uma experiência.

         Com diferentes amostras de solo, os alunos plantaram sementes de rúcula e acompanharam o desenvolvimento da planta semana a semana.

        Observaram a diferença de crescimento sendo que os vasos foram irrigados com a mesma quantidade de água e expostos a mesma luz solar.  Durante todo o processo, os alunos  perceberam que  alguns tipos de solo secam logo depois irrigação e  outros demoram para secar.   Os sais minerais, que servem de nutrientes para as plantas, em alguns havia quantidade necessária para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas, em outros, observou-se a falta deles.  Em alguns casos, os nutrientes do solo se esgotam e as plantas não crescem mais.

 Com esta experiência,  os alunos compreenderam as técnicas de preparação do solo, o cultivo e os impactos da ação humana sobre o solo  (cuidados com a terra e aplicação de técnicas adequadas ao plantio para o bom desenvolvimento da planta).

                                           Professor Juan Carlos Costa  (adaptação: Viviani de Fátima Glok)
Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Professor Juan Carlos Costa
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Aula prática sobre solo
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