Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

O sabor de plantar e colher!

    Publicado por:  Sueli Erthal Bazani

       A Escola Municipal Pilarzinho organizou no dia 06/05/2022, uma feira de verduras orgânicas. O trabalho teve início nas aulas das práticas educativas da UEI Pilarzinho. Após os conhecimentos teóricos, foi a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra! Os estudantes, juntamente com seus professores, prepararam a terra e fizeram o plantio das hortaliças.  Depois dos cuidados necessários, finalmente, chegou o dia da primeira colheita! Neste momento os alunos fizeram e saborearam uma deliciosa salada na hora do almoço. “Desta forma as crianças aprendem a deixar o prato cada vez mais colorido e sua alimentação mais saudável”, disse a articuladora Flávia Nepomuceno.

     E não parou por aí, posteriormente  foi feita uma nova colheita, aproveitando-se para aprofundar os conhecimentos nos componentes de língua  portuguesa e matemática, através da comercialização dos produtos colhidos.  Neste sentido,  os estudantes cuidaram de todos os detalhes,  fazendo  cartazes e  embalando os produtos com cuidado e dedicação. Na hora de receber os clientes, recepcionaram o público e analisaram as diferentes possibilidades de pagamento, fazendo cálculos que trabalharam equivalências de valores e troco com o sistema monetário.

       Destaca-se que a horta é um suporte pedagógico que possibilita o trabalho interdisciplinar envolvendo todos os alunos e professores das práticas educativas da UEI, gerando conhecimento e literalmente, ótimas colheitas!

Autor: Sueli Erthal Bazani | Fonte: Pilarzinho, EM
00345752.jpg
A feira
1/14