A aprendizagem criativa faz parte do nosso cotidiano e aqui as crianças são incentivadas a desenvolverem seu pensamento criativo, segundo Mitchel Resnick "...todas as crianças nascem com a capacidade de ser criativas, mas essa criatividade não se desenvolverá, necessariamente sozinha, ela precisa ser nutrida, incentivada, apoiada". A nossa função enquanto educadoras é dar subsídios ofertando contextos que possibilitem explorar e aprender sobre o processo criativo.
Após recebermos brinquedos novos, houve uma resistência em explorar os elementos de largo alcance, então organizamos um contexto com esses materiais com um único objetivo: a exploração e criação com os mesmos. Arthur caminha de um lado para o outro, conversa com o João e com o Guilherme e então decidem iniciar a construção de uma cidade, "A cidade futurista", nome escolhido por Arthur. Esta cidade foi sendo estruturada gradativamente, pois Arthur foi conquistando aliados no decorrer do processo da construção. Com a cidade futurista concluída e repleta de personagens tornou-se o cenário perfeito para idealizar sua história " O Pirata e a Cidade Futurista ". Dar vez e voz a criança é possibilitar marcas afetivas nesta infância vivida, criar memórias, ser protagonista de suas culturas e deixar marcas neste espaço que a vida pulsa. E para tornar visível as potencialidades de todo esse processo, construímos um livro com a autoria do Arthur e ilustração das crianças do Pré I-B entrelaçando com uma tarde de autógrafos.
Autor:
Profªs Franciele e Roseli - PRÉ I-B
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Fonte:
CMEI Madre Elvira