O mundo em nosso quintal

    Publicado por:  Lais Regina da Silva Pereira Oliveira

 

Pietro - Shhhh, Shhh, silêncio!! 

Arthur - Shhh, assim vão assustar o passarinho! 

Maria Luiza - Acho que está procurando o ninho dele!!! 

Marlis - Não! Ele está chamando a mamãe dele!! 

Este é um trecho de uma das conversas que as crianças do Pré 1A faziam todas as manhãs no momento da chamada. Ficavam encantadas com o passarinho, ou quando vários deles vinham cantar bem perto da janela da sala. 

Diante desse interesse, os pequenos exploradores da natureza munidos de binóculos saíram em busca de conhecer os visitantes, pois queriam saber quem ouviam cantando pela janela. Qual não foi a surpresa quando encontraram vários deles pelo espaço do CMEI. Então, a próxima curiosidade a ser desvendada foi pesquisar os nomes e características desses pássaros, puderam identificar o  sabiá laranjeira, beija flor, pombas, bem te vi, rolinhas, joão de barro, Ufa! Quantos tipos diferentes de passarinhos!! 

  A pergunta seguinte que os pequenos exploradores fizeram para as professoras foi: “Por que tem tantos passarinhos em nosso CMEI?”  

A partir das pesquisas que realizaram, as crianças concluíram que alguns passarinhos se alimentam de pequenas frutinhas e insetos, e, observando que no CMEI há muitas árvores (inclusive uma área do CMEI chamamos de bosque), contabilizaram 48 tipos diferentes de árvores, que servem de abrigo para os ninhos e de alimento para esses pequenos visitante cantores, bem como para outros insetos como lagartas, formigas e joaninhas. 

O próximo passo foi pesquisar os nomes dessas árvores e nossos pequenos exploradores puderam se deliciar comendo algumas das frutinhas das árvores como amoras e pitangas, assim como os passarinhos fazem. 

Na sala da turma foi montado junto com as crianças um cantinho chamado de “natureza” onde alguns “tesouros” como um ninho de sabiá com as casquinhas dos ovinhos e várias construções das crianças ficam disponíveis para manusearem, observarem, fazerem outras pesquisas. 

Todas essas grandes descobertas foram registradas em um livro feito com e pelas crianças do Pré 1A, e que foi intitulado “O mundo em nosso quintal”, um livro que está recheado de pequenas descobertas e grandes aprendizagens! 

Autor: Professoras: Andréa, Silvia e Vanessa | Fonte: CMEI Santa Efigênia
00323226.png
O mundo em nosso quintal
1/12