O Mundo de Monteiro Lobato no CAIC Bairro Novo!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Hoje vamos contar a vocês como o universo do autor que escrevia para as crianças, Monteiro Lobato, está vivo na memória dos nossos estudantes e como a literatura dele, especialmente o Sítio do Picapau Amarelo  está sendo uma grande inspiração pedagógica para a professora Soraia Paixão e sua turminha do 4ºano B. A professora incluiu em seu planejamento, além do aprendizado e produção de diversos gêneros textuais, a linguagem áudio visual, o uso da arte e das tecnologias. “Escolhi Monteiro Lobato para este trabalho porque é um autor brasileiro e que escrevia para as crianças” contou a professora Soraia, que mencionou ainda como as aventuras escritas por Lobato são bem conhecidas das crianças, que ainda hoje assistem episódios do Sítio do Picapau Amarelo em casa, em canais da TV aberta e fechada.

Os estudantes começaram conhecendo a biografia do autor Monteiro Lobato e a partir da compreensão desse gênero textual, fizeram uma primeira tentativa de redigir a própria biografia. Eles cantaram a música tema do Sítio do Picapau Amarelo, fizeram a análise linguística do texto e conheceram textos informativos com as características de cada personagem do Sítio. Durante as aulas os estudantes manusearam o dicionário para a pesquisa de palavras que ainda não conheciam e também foram ao laboratório de informática, não só para assistirem aos episódios do Sítio produzidos na década de 70, mas também para brincar com joguinhos de computador referente ao tema. Além disso, os alunos fizeram um móbile articulado dos personagens Visconde e Emília e produziram belos textos sobre esses personagens. Esses textos, juntamente com outros produzidos pelos alunos, ficam arquivados no portifólio individual, um verdadeiro documento sobre a evolução do aprendizado de cada estudante.

A Página do CAIC conversou com  alguns estudantes do 4ºano B para saber como está sendo essa experiência incrível de aprender através da obra de Monteiro Lobato. “ Eu adorei ver os vídeos do Sítio do Picapau, principalmente o do anjinho que transformava frutas em bichos” comentou a estudante Joyce Rafaela Claudino, que destacou ainda que Monteiro Lobato era um autor muito bom que escrevia para as crianças. O estudante Nicolas L. dos Santos adorou conhecer as características de cada personagem, " a Emília é brincalhona e Pedrinho viaja para lugares divertidos,na prova tinha de escrever um texto contando sobre pra que lugar a gente iria se tivesse o pó de pirlimpimpim, e à noite eu sonhei que tinha ido para o Reino das Águas Claras”! Já a estudante Dyessy Cirilo, contou que adorou conhecer a biografia do autor e depois escrever a sua, e amou assistir aos episódios, principalmente aos que se passavam na Grécia Antiga. A professora contou para a Página do CAIC, o quanto este trabalho foi significativo para a turma, pois "teve muita participação, produção, os alunos adoraram as atividades e até a disciplina da turma melhorou."

 "A professora Soraia é muito competente, a aprendizagem foi fantástica, os alunos aprenderam de forma lúdica" colocou a pedagoga Daniela Lopes que acompanha o Ciclo II em nossa escola.

Parabenizamos a professora Soraia Paixão por esse trabalho feito com tanto carinho e dedicação para seus alunos. Os resultados são estudantes motivados e encantados por aprender!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Soraia Paixão
00068343.jpg
soraia
1/15