O Modelo Padrão da Física de Partículas na sala de aula

    Publicado por:  Juciele Gemin Loeper

Visando à atualização dos conteúdos tradicionalmente trabalhados no componente curricular Ciências da Natureza e à maior integração com os temas associados à tecnologia, os professores Ronnie Zanatta e Halina Heyse da Escola Municipal Albert Schweitzer resolveram inovar na apresentação dos modelos atômicos aos seus alunos dos nonos anos.

Após planejamento, leitura de artigos científicos e discussão sobre processos metodológicos, os professores abordaram tópicos do Modelo Padrão da Física de Partículas - um tema que, devido à mitificação da Ciência, em especial a Física, ainda é pouco explorado em sala de aula, inclusive no Esino Médio - para explicar a estrutura da matéria do Universo. De acordo com os professores, compreender alguns conceitos da Física Moderna e Contemporânea possibilita a compreensão de algumas das mais recentes descobertas da Ciência e da Tecnologia. Num mundo cada vez mais tecnológico, o papel das teorias científicas mais modernas deve tomar destaque.

Foram realizadas aulas expositivas, pesquisas na internet, debates sobre o desenvolvimento da Ciência ao longo dos séculos e suas mudanças de paradigmas, discussões sobre os avanços tecnológicos consequentes da construção dos aceleradores de partículas e, por fim, a construção de um painel que explica a constituição da matéria. Um dos meios deste conhecimento chegar à comunidade escolar é a exposição do painel na escola e os alunos que participaram das aulas podem se tornar agentes na transmissão deste saber científico.

Confiram as fotos!

Autor: Ensino Fundamental - Currículo | Fonte: Equipe de Ciências