O Menino e o Mundo no CAIC Bairro Novo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Um menino  vive feliz com sua família na área rural, onde vive em meio á natureza colorida e seus sons exuberantes. De repente o pai parte dali rumo á cidade grande em busca de melhores condições de vida. O menino inconformado,  pega o trem e sai em busca do pai e se depara com um mundo marcado por difíceis condições de vida  e a exploração dos mais pobres. Essa é a história da premiada animação O Menino e O Mundo. Assista a versão completa aqui. 

 Hoje a Página do CAIC compartilha com vocês o belo trabalho realizado pela Equipe de professoras de Arte das Séries Iniciais, Eliana Padilha e Lucimara Lopes com essa premiada animação do diretor Alê Abreu.

Após terem ficado inspiradíssimos com a animação “O Menino e o Mundo” os estudantes do 3ºs anos do CAIC conversaram sobre o filme e muitos tiveram interessantes percepções sobre a história do menino. As professoras de Arte adquiriram papel mágico, que é um papel escuro que ao ser desenhado com palito revela todas as cores para que os estudantes produzissem ilustrações sobre o trabalho.

A professora Lucimara Lopes destaca que o trabalho pedagógico com o filme integra os conteúdos de Arte do 1º trimestre, paisagem, com o conteúdo do 2º trimestre, música. “O filme é sem diálogo, pra se ver com muita atenção e ficar encantado não só com as paisagens coloridas, mas com a rica musicalidade do filme “ , que tem Barbatuques, Emicida e Naná Vasconcelos na trilha sonora”  destaca a professora.  Durante o trabalho, os estudantes conseguiram relacionar as partes do filme com a musicalidade específica de cada uma.

A Página do CAIC conversou com os estudantes Bárbara Gomes Silva, Nicolly Carneiro, Carlos Henrique e Gustavo Messias.  A estudante Bárbara percebeu o grande enigma do filme, que não contaremos aqui porque queremos que vocês assistam também. Nicolly adorou as músicas do filme que mostram os “barulhinhos da chuva e dos passarinhos”.Gustavo já conhecia o papel mágico e assim como Carlos e as meninas também adorou usar um papel tão legal para fazer as ilustrações.

Para o vice-diretor do CAIC Everton Luiz Camargo "o trabalho composto de várias sensações, direcionadas pelas professoras para o trabalho com papel mágico, pelos alunos transpira a criatividade que por inúmeras vezes fica reprimida na criança. Nos dá um alivio perceber que nossos estudantes desenvolvem e expressam tal sensibilidade e estimular tais atitudes torna-se cada vez mais essencial no ensino da Arte enquanto componente curricular. Parabéns aos estudantes que desenvolveram o trabalho e às professoras que com maestria trouxeram e colocaram em prática tal proposta."

Parabenizamos as professoras Lucimara e Eliana por esse trabalho tão sensível e bonito num filme que não é linear, que mostra a beleza da natureza e seus sons, da família e da afetividade, mas que também mostra a triste realidade das grandes cidades. 

Aos profissionais que desejarem maiores informações sobre essa produção cinematográfica nacional indicamos a fanpage do filme O Menino e o Mundo.  Para ver o Making of da animação clique aqui.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt. | Fonte: Lucimara Lopes/ Eliana Padilha.
00153004.jpg
o menino e o mundo
1/12