O lixo que fazemos e o lixo que temos, o que devemos fazer e o que devemos ter.

    Publicado por:  Miriam dos Santos de Lima

Nos últimos meses as crianças do Pré C participaram do projeto Reciclagem que buscou levá-las a compreender a importância do meio ambiente e desenvolver hábitos de preservação.

Em um momento inicial a turma assistiu a vídeos curtos mostrando as consequências do destino errado do lixo e, a partir do conhecimento apresentado pelos pequenos, foram explicados e esclarecidos alguns pontos sobre a produção e destino do lixo, a poluição e a reciclagem. Nessa etapa as crianças relataram espontaneamente atitudes dos adultos que convivem com elas: os que separam lixo em casa ou jogam papel pela janela do carro.

Vários pontos foram apresentados como o significado das cores das lixeiras, como deve ser feita a separação em casa, o símbolo da reciclagem nas embalagens, o que os catadores de papel fazem... e depois a turminha construiu lixeiras com caixas de papelão e com a colaboração das famílias, que foram informadas do projeto e participaram juntas, começaram a recolher materiais recicláveis para a separação em sala. Todo o material coletado foi levado por uma catadora de papel, avó de uma criança da turma, que falou sobre o destino que daria ao lixo e o importante papel dos catadores para a natureza.

Na unidade também foi feita uma tentativa de separação de materiais, um cartaz orientando foi confeccionado pelas crianças e fixado no refeitório dos funcionários próximo a uma lixeira única. O material coletado era separado semanalmente pelas crianças.

Diante da possibilidade de reaproveitar os materiais trazidos pelas crianças foram construídos brinquedos de sucata e compartilhados com as famílias. Para os papéis recolhidos no CMEI o destino proposto para a turma foi a reciclagem caseira, os pequenos participaram do passo a passo e puderam desenhar utilizando o papel que fizeram.

Ao final foi possível perceber que o trabalho com a reciclagem proporciona uma amostra prática da importância de cada um na conservação do meio ambiente levando as crianças a perceberem seu papel como agentes transformadores do meio. E também uma oportunidade de observar a separação dos materiais, falar sobre a destruição do nosso ambiente e utilizar a imaginação e criatividade como aliados no processo de educação ambiental.

Autor: Novo Horizonte, CMEI - Miriam dos Santos de Lima | Fonte: Professora Cássia Ap. Ortega
00044549.jpg
Cada coisa em seu lugar.
1/15