O início da conversa (Pré I, Pré U e Pré II)

    Publicado por:  Elaine Levandoski

No momento que todos estamos vivendo de distanciamento social, não podemos estar presentes fisicamente, apenas através de uma tela e alto-falantes que não transmitem todas as expectativas, desejos e anseios que estamos passando. Com isso nos perguntávamos como vamos ter contato com nossas crianças, com nossas famílias, como vamos acolher?

Tínhamos poucas opções que atendiam a maioria das famílias, resolvemos utilizar a ferramenta tecnológica (WhatsApp) para nos auxiliar na comunicação, por ser mais comum e de fácil manuseio.

Criamos um grupo para cada turma e dessa forma mantemos contado diariamente enviando o link das videoaulas, semanalmente com uma proposta planejada para as crianças e mensalmente com a entrega de uma atividade relacionada com o planejamento.

Nesses últimos meses nos aproximamos cada vez mais das crianças e suas famílias, criamos um vínculo de afeto e preocupação com o bem-estar e aprendizagem de cada criança. Porém, ainda sentíamos falta do retorno dos pequenos. Então iniciamos com uma proposta que consideramos pertinente ao momento, trouxemos algumas individualidades de nossas vidas privadas para a conversa no grupo de WhatsApp, trouxemos a pessoalidade para o digital.

Nossos animais de estimação tornaram-se o assunto nos grupos, a partir do mês de abril, contamos algumas curiosidades sobre eles e logo as crianças começaram a falar e postar fotos dos seu Pets também (vivos ou de pelúcia). Percebemos que tivemos um grande aumento na participação das crianças, eles estavam animados e curiosos com os animais de seus amigos e professoras. Questionavam: nome, se dormiam, onde dormiam e o que comiam.

Com esse interesse seguimos com muitas pesquisas e propostas voltadas aos animais de estimação, que para muitas crianças estão sendo seus amigos e confidentes de brincadeiras durante a quarentena.

Acreditamos que eles (crianças e famílias) sentiram-se ouvidos, que perceberam sua importância nessa relação de trocas.

Autor: Latoya Emily C. de O. Oliveski e Joseni V. Viana | Fonte: CMEI Vila Formosa
00296741.jpg
O início da conversa
1/13