O Fortalecimento e a Construção da Identidade da Criança.

    Publicado por:  Karla Regina de Oliveira Santos

A turma do Pré Único C,  após o período de acolhimento e adaptação das crianças iniciou diversas atividades nas quais a proposta seria o fortalecimento e a construção da identidade de cada criança. Tendo em vista que a turma tem 03 crianças que são gêmeas e que seus irmãos estão em outra turma de pré, as atividades teriam como objetivo a valorização de cada criança como ser único, com vontades e gostos próprios e que devem ser respeitados por todos.

Foi realizada a leitura do livro “O dia em que o monstro foi para escola” que trata de comportamentos e que foram relacionados os combinados da sala. Também foi realizada uma atividade chamada “receita de monstro”, na qual as professoras foram direcionando o desenho das crianças através da fala: “vamos desenhar uma cabeça bem grande e redonda, agora um corpo pequeno e peludo” e assim por diante. Depois de finalizados todos os desenhos das crianças, elas puderam observar e comparar se haviam desenhos iguais ou não. Isso permitiu as crianças verem que assim como os desenhos são diferentes, as crianças são diferentes em tudo.

Além disto, as professoras iniciaram as rodas de conversas sobre as diferenças étnico raciais das crianças, tendo em vista alguns comentários que estavam sendo feitos pelas próprias crianças ao falarem ou citarem seus colegas. Relacionando os desenhos sobre os monstros as professoras no momento da roda de conversa conversaram com a turma como cada um deles é único, especial e diferente por dentro e também por fora. Também falaram que mesmo os gêmeos possuem suas particularidades e vontades próprias independente de seus irmãos.

Diversas atividades foram realizadas como a conversa sobre os tons de pele, em que as crianças puderam procurar entre os lápis de cor cuja caixa traz somente diferentes tons de pele a que se assemelhasse mais a sua. Compreendemos que essa construção é um processo, no qual demos inicio e que a continuidade acontecerá ao longo de todo o ano, em que as crianças trarão suas dúvidas e será sempre necessário mediar os conhecimentos prévios das crianças com as conversas a fim de permitir a construção da identidade de cada um.

Autor: Bairro Alto Tarumã, CMEI | Fonte: Professoras do Pré Único C.
00266986.jpg
Descobrindo e respeitando as diferenças de cada um.
1/4