Nos últimos dias as crianças do Pré II A, das professoras Karin Brito e Dilkelly R. Ramos, realizaram as placas de identificação das portas do CMEI Miguel Arraes.
A proposta foi desenvolvida depois que as professoras observaram a curiosidade das crianças sobre o que estava escrito nas portas de cada ambiente do CMEI, assim elas elaboraram uma lista dos ambientes e posteriormente confeccionaram as placas, a escrita dos nomes dos ambientes também foi feita pelas crianças por observação da placa original.
Para a ampliação das possibilidades de encaminhamento no momento do desenho, primeiramente as crianças foram convidadas a conhecer os espaços da unidade e observar cada detalhe.
No decorrer do mês de Março as crianças realizaram desenhos de memória (desenho realizado a partir das imagens mentais que fazem parte do repertório da criança) e desenhos de observação (é aquele em que acontece a observação direta do que se pretende desenhar). A professora instigou as crianças a olharem bem os ambientes orientando-os sobre detalhes aos quais deveriam estar atentos: cadeiras, mesas, teto, objetos, entre outros, mostrando a importância de estarem sempre observando e desenhando, de modo a apresentar um desafio significativo que desenvolva seu percurso.
Essa proposta de desenho serve para expandir o repertório das crianças, incorporar regularidades, desenvolver habilidades e tem como finalidade aprimorar o percurso criador.
Parabenizamos as professoras pela bela e divertida proposta.
Autor:
Miguel Arraes, CMEI
|
Fonte:
Priscila Mariana