O churrasco

    Publicado por:  Celia Regina Dallagrana Ogeda

Escutar a criança, no começo da um frio na barriga, medo mesmo, insegurança. Não vai dar certo. Mas aí você começa a trocar ideias com a sua equipe, lê aqui, estuda ali, conhece pessoas que te encantam. E aos pouquinhos você vai desenvolvendo esse olhar. Olhar? Sim a escuta é muito mais que apenas dar ouvidos a criança. E parar, observar, ouvir com o coração. Ver o que esta além dos olhos. 

Quando se fala nisso as pessoas sempre remetem ao exemplo da borboleta voando na sala. Nossos pequenos são mais que isso, muito mais. Segue um exemplo das muitas vivências que as pedrinhas mágicas proporcionaram as professoras esse ano.

Como surgiu o churrasco?

Nessas andanças pela nossa escola, uma das práticas desenvolvidas (porque não ficamos esperando os relatos virem) as crianças coletavam folhas para colocar na composteira (a primeira que surgiu), que fica num lugar que encanta as crianças e assusta alguns adultos, e após coletarem, foram brincar em outro espaço. Observando uma das brincadeiras eles juntavam galhos e folhas e logo surgiu a pergunta: "Rosi vamos fazer um churrasco?" A partir daí foram 3 meses (o tempo não colaborou muito nesses dias). Abordaram a diretora da escola para solicitar autorizacao para realiza-lo. Fizeram pesquisas, fotos das famílias fazendo churrasco, lista do que tem no churrasco, receitas, pesquisa do que é feito a linguiça (e descobriram que linguiça é um tipo de carne) reproduziram com massinha a lista. Estamos montando um canto do churrasco na sala de referência, onde eles veem trazendo elementos construídos por eles. Entao comentam: Tem q ter refri no cantinho. Como? Tem que ter a embalagem azul, dentro pedras mágicas, brilho, lantejoula e cores. Há a Amora (mascote Calopsita) também merece um refrigerante próprio. Tem playlist para o nosso churrasco.

Tem que ser no bosque, com redes e tecidos (ficaram faltando as luzes piscando). Que segundo as crianças, deveria ter. 

Tem que ter família, pessoas que amamos e muito amor.

E foi assim que aconteceu o nosso churrasco. 

Não tem palavras que possam descrever esse momento tão especial. Então ouvimos: "Profi aconteceu do jeitinho que a gente queria."

É claro que a convidada especial não poderia faltar (Amora).

Obrigada crianças, vocês  nos encantam todos os dias.

Professoras Rosimeri e Vanessa

Autor: CEI Ulisses Falcão Vieira, EM | Fonte: Professoras Rosimeri e Vanessa